Se levarmos em consideração a Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro, etc., veremos que a evolução do ser humano se deu baseado nas idades da mineração e ao lado das atividades de agricultura. Hoje estamos no que se denomina a Idade do Silício, que se inicia a partir da segunda revolução industrial junto com a expansão tecnológica. A evolução da mineração é um dos motivos principais pela evolução do ser humano.

Primeiro Parágrafo

Evolução da mineração

Na Idade da Pedra não existia o ato de minerar em si, e sim o que podemos citar como “catação”, lascas de rochas que atendiam os requisitos para se tornarem excelentes pontas de flechas eram selecionadas sobre o solo e moldadas, provavelmente, através do atrito com outra rocha de dureza superior. A partir daqui vieram as Idades da Pedra, do Bronze, e a do Ferro. Alguns pesquisadores acreditam que a produção de ferro se iniciou a cerca de 40 A.C recolhendo nódulos de ferro encontrados em banhados de cursos d’água.

No Século XII um método para fragmentar as rochas foi desenvolvido. As rochas eram aquecidas em fogueiras e, logo em seguida, rapidamente resfriadas com água. As fraturas que eram formadas facilitavam a quebra com marretas.

No século XVII a pólvora foi utilizada pela primeira vez para realizar o rompimento de rochas. A pólvora foi utilizada por dois séculos até a invenção da nitroglicerina, a dinamite e a gelatina explosiva, no fim do século XIX por Alfred Nobel.

A mineração no Brasil

Podemos perceber que a economia do Brasil tem uma relação estreita com a mineração. Desde a época de colônia, a mineração era um dos principais fatores que alavancavam a economia nacional.

Idade da pedra
Idade da pedra

Durante todo o século XVII, várias expedições foram feitas para o interior do país, onde hoje ficam os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, em busca de metais valiosos e pedras preciosas, tais como ouro, prata, diamante, esmeraldas, etc. Com a descoberta de ouro em várias dessas regiões, muitas pessoas vieram de Portugal e de outras áreas povoadas da colônia, atrás de riqueza e prosperidade.

Mas apesar de o país passar por sensíveis transformações e modificar toda sua estrutura econômica devido a mineração na época, somente os ricos  e homens livres que compunham a camada média, eram beneficiados. Não muito diferente dos dias atuais.

Nos dias atuais

Hoje, a mineração floresce devido a alta demanda de matérias primas para abastecer as indústrias. Alguns alegam que a indústria mineira terá um longo período de aumento nos preços, apesar da queda dos últimos trinta anos. Uma demanda sem precedentes por metais foi criada pelo crescimento econômico em várias economias emergentes como a China.

Novas minas estão sendo abertas, e outras antigas estão investindo em aumento de produção e tecnologia. Saúde e segurança estão acima de tudo. Todos os métodos de lavra e equipamentos aplicados devem ser a analisados para que se confirmem, além de eficientes, seguros.

 Concluindo…

Dizem que a opinião é a única coisa que não podem tirar de você, então digo:

– O homem não estaria onde ele está hoje se não houvesse a mineração!

Imagem: Viktor M. Vasnetsov (1848–1926)

Banner Newsletter