A mineração no Brasil é um amparo financeiro e econômico. A atividade é uma grande fonte de renda e equilibra os índices de crescimento do país em grau bastante significativo. Isso se dá principalmente, quando se pensa no potencial do solo brasileiro, que se apresenta em configurações bem atípicas e ricas, capazes de colocá-lo a frente e comparado em níveis bastante equilibrados com referências em desenvolvimento.

Entende-se por mineração todos os processos e atividades industriais que tem por finalidade a extração de substâncias minerais do solo, a partir da perfuração ou contato com áreas de depósitos ou massas minerais das mesmas. A atividade se relaciona em maior ou menos grau com todos os fenômenos sociais e estão ligadas com todas as questões de crescimento e desenvolvimento do país, entretanto, muito se debate e muitas são as críticas sobre esse tipo de atividade, já que seus impactos ambientais foram sempre bastante grandes, bem como a exploração indiscriminada que culmina na queda do potencial de produção e acesso a alguns tipos de materiais, que tem seu desenvolvimento bastante lento e controlado.

A importância da mineração no Brasil para a economia

A indústria da mineração no Brasil  atrai muitos investimentos e é um retorno financeiro garantido, desde que bem explorado. Atualmente, podemos dizer que a mineração no Brasil produz e comercializa para todo tipo de indústria que possa fazer o uso um montante de aproximadamente 70 minerais, sendo 21 tipos de metais, 4 tipos de combustíveis e 45 tipos de minerais industriais.

Pensando em todo esse potencial da mineração no brasil, é inegável sua relevância para a economia do país e em como influencia em toda a dinâmica de organização. No entanto, engana-se quem acredita que a relação da economia brasileira com os processos de mineração é recente, já que desde os períodos coloniais a extração é uma tendência responsável tanto por parte da ocupação do território nacional, bem como pelo equilíbrio econômico e possibilidade de geração de bens e riquezas que atraiam olhares para o mercado nacional.

Atualmente a  mineração no brasil é a atividade responsável por quase 5% do PIB nacional e é capaz de oferecer produtos que são amplamente utilizados em indústrias bem diversificadas, tais como metalúrgicas, fertilizantes, siderúrgicas e, principalmente as petroquímicas. Acontece que os impactos desse segmento são tão fortes em nossa cultura que grande parte de nossos investimentos são voltados para essa parte do mercado e muitas das iniciativas governamentais são voltadas para estimular os investimentos e a modernização do setor, de modo a propiciar um crescimento ainda mais acelerado e que possa trazer retornos mensuráveis para o país e sua situação econômica.

Para além do seu potencial para mineração que fica muito claro e pode conferir uma maior autonomia para o Brasil e a passagem de um país emergente para desenvolvido é uma expectativa que está muito atrelado ao crescimento do ramo. É importante estar atento ao que acontece na mineração, já que tanto reflete em nosso cotidiano político e econômico, da mesma forma com que traz consigo questões ambientais que devem ser avaliadas e ponderadas nessa relação.

Banner Newsletter