Tragédias envolvendo mineradoras, como as que ocorreram na cidade de Mariana e a mais recente em Brumadinho, ambas em Minas Gerais, têm reunido empresários do setor, executivos de mineradoras, especialistas de meio ambiente e engenheiros com o objetivo de discutir o futuro da mineração no Brasil.
Scott Olsen, professor da Universidade de Illinois (EUA), referência em análises de barragens de rejeitos, aponta que para as coisas mudarem e se tornarem mais seguras será preciso investir o quanto antes em esforços no setor de engenharia.
Além disso, ele também deixa claro que as companhias mineradoras também devem cooperar e contribuir para a redução dos riscos e falhas nas barragens de rejeitos.
Quer saber mais sobre este assunto? Então continue a leitura do artigo.
O futuro da mineração brasileira
Após essas tragédias ficou claro que há uma enorme necessidade de reinventar a forma como as barragens são construídas e, antes disso, os critérios de aprovação para o funcionamento das mesmas.
Especialistas do setor chamam a atenção para o fato de que essa revisão para melhorar as perspectivas de futuro deverá começar pela mudança de comportamento das próprias mineradoras, as quais devem fazer uma espécie de recall das barragens, corrigindo falhas e agregando tecnologias que promovam mais segurança.
Consequências ambientais
É preciso pensar muito seriamente sobre o futuro da mineração no Brasil. Afinal de contas, esse é um dos setores mais importantes para a economia nacional.
Tudo isso toma contornos ainda mais significativos quando são analisadas as consequências ambientais, as quais vão de coisas mais simples relativas às comunidades locais até as mais complexas, capazes de impactar a vida das pessoas e provocar alterações atmosféricas, hídricas, geomórficas e biológicas de grandes magnitudes.
Futuro da mineração no Brasil e inovações tecnológicas
Os altos investimentos que estão sendo feitos, aliados com a difusão de tecnologias inovadoras, têm possibilitado um novo panorama para o futuro das mineradoras no país. Essas inovações são as responsáveis por trazer mudanças significativas no setor de extração e beneficiamento mineral.
As avaliações feitas nesse sentido têm obtido resultados muito positivos, especialmente pelo fato de que o desenvolvimento de novos sistemas e ferramentas ajudam a tornar o processo de produção mais eficiente.
Todos esses esforços têm como base a chamada indústria 4.0, uma espécie de referência àquela que seria a quarta evolução industrial.
Da mesma maneira como ocorre em quase que todos os setores, o futuro da mineração no Brasil deverá ser algo focado na tecnologia, interconectividade e digitalização.
Todos esses processos não contribuem somente para a questão da solidez da empresa no mercado, mas também para a segurança de cada projeto que for realizado. E isso impacta diretamente na gestão de barragens e na criação de planos estratégicos mais eficazes para o caso de alguma eventualidade ocorrer.
Futuro da mineração e redução dos impactos ambientais
As tragédias, como vimos, são as infelizes causas que provocam sérias reflexões. Partindo desse princípio, as agendas futuras das mineradoras consideram aspectos que vão muito além de onde ou como armazenar os rejeitos.
A minimização do volume de rejeitos produzidos, o consumo de água e rejeitos que podem ser usados para determinado fim útil, também são temas que estão se tornando muito recorrentes nas pautas de discussões para o futuro.
Tragédias como as vistas em Brumadinho e Mariana apenas evidenciam e corroboram o sentimento de urgência sobre o quanto é importante e necessário desenvolver um processo de mineração que seja seguro, sem deixar de ser sustentável.
Essa agenda de mineração para o futuro leva ainda em conta uma série de outros fatores, tais como: o volume de material que é movimentado e a variabilidade de teores.
Nesse sentido, o futuro da mineração no Brasil passará por um ciclo intenso em termos de pesquisa, difusão de conhecimentos e desenvolvimento de processos cada vez mais eficientes.
A mineração tem uma influência histórica na maior parte das regiões do país. Ela também contribui de forma significativa para o setor econômico, servindo inclusive como índice de medição para o crescimento. Sendo assim, ela é uma fonte de renda fundamental para todos os brasileiros. Ela é o suporte financeiro das principais atividades relacionadas ao setor.
Por fim, ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, as inovações e a reestruturação da forma como a mineração é feita não é algo que tem preocupado apenas o Brasil, essa é uma questão de nível mundial. É por isso que pensar no futuro da mineração no Brasil é tão importante.
Aproveite e deixe um comentário aqui abaixo com a sua opinião sobre o futuro da mineração no Brasil e no mundo.
Deixe um comentário