O futuro da mineração no Brasil

o futuro da mineração

Tragédias envolvendo mineradoras, como as que ocorreram na cidade de Mariana e a mais recente em Brumadinho, ambas em Minas Gerais, têm reunido empresários do setor, executivos de mineradoras, especialistas de meio ambiente e engenheiros com o objetivo de discutir o futuro da mineração no Brasil.

Scott Olsen, professor da Universidade de Illinois (EUA), referência em análises de barragens de rejeitos, aponta que para as coisas mudarem e se tornarem mais seguras será preciso investir o quanto antes em esforços no setor de engenharia.

Além disso, ele também deixa claro que as companhias mineradoras também devem cooperar e contribuir para a redução dos riscos e falhas nas barragens de rejeitos.

Quer saber mais sobre este assunto? Então continue a leitura do artigo.

O futuro da mineração brasileira

Após essas tragédias ficou claro que há uma enorme necessidade de reinventar a forma como as barragens são construídas e, antes disso, os critérios de aprovação para o funcionamento das mesmas.

Especialistas do setor chamam a atenção para o fato de que essa revisão para melhorar as perspectivas de futuro deverá começar pela mudança de comportamento das próprias mineradoras, as quais devem fazer uma espécie de recall das barragens, corrigindo falhas e agregando tecnologias que promovam mais segurança.

Consequências ambientais

É preciso pensar muito seriamente sobre o futuro da mineração no Brasil. Afinal de contas, esse é um dos setores mais importantes para a economia nacional.

Tudo isso toma contornos ainda mais significativos quando são analisadas as consequências ambientais, as quais vão de coisas mais simples relativas às comunidades locais até as mais complexas, capazes de impactar a vida das pessoas e provocar alterações atmosféricas, hídricas, geomórficas e biológicas de grandes magnitudes.

Futuro da mineração no Brasil e inovações tecnológicas

Os altos investimentos que estão sendo feitos, aliados com a difusão de tecnologias inovadoras, têm possibilitado um novo panorama para o futuro das mineradoras no país. Essas inovações são as responsáveis por trazer mudanças significativas no setor de extração e beneficiamento mineral.

As avaliações feitas nesse sentido têm obtido resultados muito positivos, especialmente pelo fato de que o desenvolvimento de novos sistemas e ferramentas ajudam a tornar o processo de produção mais eficiente.

Todos esses esforços têm como base a chamada indústria 4.0, uma espécie de referência àquela que seria a quarta evolução industrial.

Da mesma maneira como ocorre em quase que todos os setores, o futuro da mineração no Brasil deverá ser algo focado na tecnologia, interconectividade e digitalização.

Todos esses processos não contribuem somente para a questão da solidez da empresa no mercado, mas também para a segurança de cada projeto que for realizado. E isso impacta diretamente na gestão de barragens e na criação de planos estratégicos mais eficazes para o caso de alguma eventualidade ocorrer.

Futuro da mineração e redução dos impactos ambientais

As tragédias, como vimos, são as infelizes causas que provocam sérias reflexões. Partindo desse princípio, as agendas futuras das mineradoras consideram aspectos que vão muito além de onde ou como armazenar os rejeitos.

A minimização do volume de rejeitos produzidos, o consumo de água e rejeitos que podem ser usados para determinado fim útil, também são temas que estão se tornando muito recorrentes nas pautas de discussões para o futuro.

Tragédias como as vistas em Brumadinho e Mariana apenas evidenciam e corroboram o sentimento de urgência sobre o quanto é importante e necessário desenvolver um processo de mineração que seja seguro, sem deixar de ser sustentável.

Essa agenda de mineração para o futuro leva ainda em conta uma série de outros fatores, tais como: o volume de material que é movimentado e a variabilidade de teores.

Nesse sentido, o futuro da mineração no Brasil passará por um ciclo intenso em termos de pesquisa, difusão de conhecimentos e desenvolvimento de processos cada vez mais eficientes.

A mineração tem uma influência histórica na maior parte das regiões do país. Ela também contribui de forma significativa para o setor econômico, servindo inclusive como índice de medição para o crescimento.

Sendo assim, ela é uma fonte de renda fundamental para todos os brasileiros. Ela é o suporte financeiro das principais atividades relacionadas ao setor.

Por fim, ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, as inovações e a reestruturação da forma como a mineração é feita não é algo que tem preocupado apenas o Brasil, essa é uma questão de nível mundial. É por isso que pensar no futuro da mineração no Brasil é tão importante.

Aproveite e deixe um comentário aqui abaixo com a sua opinião sobre o futuro da mineração no Brasil e no mundo.

Serviços Técnicos em Pesquisa Mineral.

Soluções Técnicas que Fazem a Diferença.

7 respostas para “O futuro da mineração no Brasil”

  1. Avatar de Adailson Goulart
    Adailson Goulart

    Meu caro Marcos Lopes, além de todas as mudanças que se fazem necessárias em relação à segurança e estabilidade em barragens também será preciso urgente e rigoroso processo de implementação de segurança real nas atividades. No DDS, a teoria da segurança do trabalho é eficaz , quando se chega na frente de trabalho é que se vê a realidade: Gestores exigindo producão, encarregados sempre dando um jeitinho de não atrasar o serviço, pois corre o risco de perder o emprego. A pouco tempo eu vivi dois momentos que me fez pensar se vale a pena o risco da função. No primeiro momento tinha uma malha para carregamento que foi inundada, tinha um metro de altura de água e o encarregado da contratante insistindo para que eu carregasse as minas.
    No segundo momento estava fazendo carregamento de teto quando começou pingar choco ainda assim a queriam que eu continuasse a operação. Não fiz e a consequência é lógica, outros fizeram o serviço mesmo com o risco e estes são os bons profissionais para a empresa. Então é isso. Muitas vidas poderiam ter sido salvar nestes dois episódios de rompimento destas barragens se os profissionais envolvidos tivessem praticado a auto-denúncia,mas o medo de perder o emprego foi maior. Perderam, vida,amigos e muito mais.

  2. Avatar de Carlos Caxaria
    Carlos Caxaria

    Os impactes ambientais provocados pelo setor mineiro são inevitáveis e temos de viver com eles, devendo contudo os respetivos projetos identificá-los e proporem medidas de minimização antes e durante a exploração, projetando uma solução adequada e segura para a sua fase de encerramento. Contudo acidentes como os que ocorreram nas barragens de rejeitados no Brasil não podem acontecer e são estes acontecimentos que põem a opinião pública contra o setor mineiro e dão razões de sobra para que as correntes ambientalistas ataquem o setor e contribuam para que muitos projetos acabem por não avançar. O que recentemente aconteceu no Brasil, nomeadamente na “barragem” do Brumadinho, foram falhas inadmissíveis da empresa e das fiscalizações, interna e oficial, a precisarem por isso de aprofundar uma cultura de segurança que parece não existir.

  3. Avatar de Vinícius Ribeiro
    Vinícius Ribeiro

    A pouco tempo li um artigo sobre o Lobby minerário no Brasil, que detalhou como as principais mineradoras do país fazem doações para quase todos os partidos e inúmeros políticos de todas as classes, isso mostra o interesse em ter apoio e votos em causas particulares e não o interesse no bem setor como um todo. Queria mesmo que as empresas tivessem esse interesse em produzir visando não a consolidação no mercado, mas em desenvolver mais atividades sustentáveis. Mas, infelizmente não consigo enxergar esse futuro belo e promissor descrito acima.

  4. Avatar de waldemar lemes filho
    waldemar lemes filho

    o que ocorre, é que a atividade minerária, leva em conta o resultado econômico, na maioria das vezes, não se leva em conta os riscos e a preservação ambiental, muito menos a sustentabilidade, precisamos sim, de um olhar sistêmico, para que as futuras gerações não venham a colher, apenas os rejeitos, porque os resultados são apenas direcionados às multinacionais e aos grupos estrangeiros, que , a qualquer custo, defendem seus interesses.
    os salários de fome pagos aos funcionários, não pagam as custas da previdência com as altas indenizações e o numero elevado de auxílio doença e aposentadorias por invalidez.
    o que fica par nosso país, são os rejeitos das mineradoras, o caos social, a poluição, os danos ambientais, a destruição dos ecossistemas, a pobreza do subsolo, e o lixo dos rejeitos.

  5. Avatar de Lucas
    Lucas

    Sou estudante de geologia e achei seu blog interessante, Marcos.
    Vou ler sempre que possível.
    A questão da mineração precisa urgente de soluções. Essa é uma atividade que pesa na economia do país, mas nem por isso deve-se fechar os olhos para suas ações. Estas precisam ser monitoradas.
    O trabalho deve ser feito pensando no futuro.

  6. Avatar de Claudio
    Claudio

    A pesquisa mineral é imprescindível, e seus resultados servem logo no início da explotação para uma avaliação complexa e completa de elevada responsabilidade para predeterminar a distribuição espacial, plano altimétrica e com base no adequado conhecimento geológico do terreno na localidade do projeto, onde serão fixadas as contruções estruturantes do projeto de lavra. Apesar do terreno em parte, sofrer mudanças morfológicas com o tempo, o mesmo deve ser continuamente monitorado em suas tomadas de decisão com o passar do tempo; assim realocando as estruturas com o mesmo princípio que fora norteado no inicio da fase de lavra do projeto. Quanto a questão das barragens, o princípio é o mesmo, portanto, primeiro a pesquisa e depois visualizar essas possíveis problemáticas, antes de iniciar a operação do projeto. Quanto aos riscos assumidos de possíveis perdas humanas, ambientais e materiais, as mesmas devem ser ponderadas e planos B’s devem existir para a substituição da(s) atividade(s) afetada(s) por outras necessárias, ou mesmo atividades de revisão e reestruturação das próprias atividades afetadas, as perdas e atrasos devem ser absorvidas com intervalos de tempo livre no cronograma a ser programado na otimização do projeto, para que não enrijeça/pressione demais a dinâmica das atividades, e isso deve ser repassado aos funcionários, para estarem atentos a possíveis riscos, e alertar o superior e outros colegas do possível sinistro, e com isso gerar as paradas necessárias para a avaliação quando surgir a dúvida.

  7. […] da mineração 4.0 representa uma ótima oportunidade de gerar valor para todo o setor de mineração ao criar aplicações e novas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *