O mercado de bens minerais é um daqueles que caminha em passos largos e acelerados, fazendo com que a indústria de mineração receba uma serie de investimentos e passe por diferentes processos de adaptação e melhoria das tecnologias na mineração que garantem ainda mais produtividade e eficiência para as atividades desenvolvidas.

Primeiro Parágrafo

O Brasil é um país que tem conseguido expandir seu mercado de negócios e crescer financeiramente, principalmente devido ao seu alto potencial produtivo com base na riqueza do solo que garante uma disponibilidade muito grande e variada de materiais bem lucrativos e que nos colocam a frente de muitos outros que objetivam o crescimento econômico.

Abordando essa temática e pensando no quanto se fala na expansão desse mercado é a possibilidade de que esse seja o impulsor para retirar o país da situação de emergente para desenvolvido.

Avanços nas tecnologias na mineração

Assim, o mercado da mineração está investindo bem pesado em automação e processos mais avançados sob o ponto de vista das tecnologias na mineração, como em operações a céu aberto ou subterrâneas para que possam ser mais eficientes para atingir os objetivos de produção e retorno financeiro, ao mesmo tempo em que objetivam amenizar os impactos ambientais desse tipo de produção.

Tecnologias na mineração
Tecnologias na mineração

Os principais avanços das tecnologias na mineração que podem ser observados, dizem respeito à mecanização e automação de grande parte dos processos. Acontece que além das inúmeras discussões que já foram criadas em torno do alto índice de periculosidade que esse tipo de atividade causava para os trabalhadores a eficiência dos processos não era completa com essa atividade, uma vez que a intervenção humana pode ser muito menos eficiente que o controle mecânico que viabiliza a realização mais aprofundada da atividade.

Quando trazemos para a prática, podemos começar analisando o que acontece com o desmonte de rochas em ambiente a céu aberto. Até então, esse era um processo muito cansativo e demorado, já que a perfuração se dava num diâmetro bem reduzido e de alto custo, portanto, predomina agora a utilização de explosivos mais avançados e eletrônicos que possibilitam uma perfuração num diâmetro superior e com um custo reduzido, quando se pensa no método anterior, além de reduzir os impactos ao ambiente, tais como o ruído e a vibração que posteriormente podem trazer problemas no solo e de estabilidade.

Além disso, nota-se a utilização de tecnologias na mineração para análise de dados, tais como o reconhecimento do nível de dureza das rochas, para que possam ser enviadas diretamente para o centro responsável pela perfuração, possibilitando a viabilização de um plano de perfuração mais eficiente. Ao mesmo tempo, podemos citar tecnologias implantadas no transporte e carregamento do material, fazendo com que aconteçam de forma mais ágil e eficiente.

No entanto, é importante ressaltar que todos os processos de mecanização que permeiam as atividades, tais como os mineradores contínuos, ainda são muito caras e inviáveis em alguns casos, mas são passos importantes para sua modernização e inovação tecnológica de ponta.

Imagem: Peter Craven

Banner Newsletter