Inscrição na Newsletter

Pesquisa

O que é a Pesquisa Mineral?

Pesquisa Mineral
Postado: 13/09/2013 às 00:17   /   por   /   comentários (3)

Muitos dos Técnicos em Mineração formados nas diversas escolas técnicas do país, destinam-se a área de Pesquisa Mineral. Mas o que é a Pesquisa mineral? O que diz o código da Mineração sobre essa etapa?  Quais são as fases da pesquisa mineral?

Vamos entender um pouco de tudo isso nos próximos parágrafos.

 

O Decreto de Lei 227/1967 – Código da Mineração

 

Primeiramente veremos o que diz o código da mineração sobre a Pesquisa Mineral.

No DECRETO-LEI Nº 227, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1967, mais especificamente no Capítulo II, Artigo 14 diz o seguinte:

 

“Entende-se por pesquisa mineral a execução dos trabalhos necessários à definição da jazida sua avaliação e a determinação exequibilidade do seu aproveitamento econômico”.

§ 1º A pesquisa mineral compreende, entre outros, os seguintes trabalhos de campo e de laboratório: levantamentos geológicos pormenorizados da área a pesquisar, em escala conveniente; estudos dos afloramentos e suas correlações; levantamentos geofísicos e geoquímicos; aberturas de escavações visitáveis e execução de sondagens no corpo mineral; amostragens sistemáticas; análises físicas químicas das amostras e dos testemunhos de sondagens; e ensaio de beneficiamento dos minérios ou das substâncias minerais úteis, para obtenção de concentrados de acordo com as especificações do mercado ou aproveitamento industrial.

§ 2º A definição da jazida resultará da coordenação correlação e interpretação dos dados colhidos nos trabalhos executados, e conduzirá a uma medida das reservas e dos teores.

§ 3º A exequibilidade do aproveitamento econômico, resultará da análise preliminar dos custos da produção, dos fretes e do mercado.”

 

Sobre a Pesquisa Mineral

 

Pesquisa-Mineral (2)

.

Como podemos notar no texto citado acima, a Pesquisa mineral constitui um conjunto de trabalhos voltados à definição de uma jazida, sua avaliação e a determinação da exequibilidade de seu aproveitamento econômico. Ressaltamos que todos esses trabalhos não garantem a descoberta de uma jazida explorável economicamente.

Uma jazida só será confirmada ou não, após o cruzamento de todas as informações obtidas nos trabalhos de campo com os resultados dos testes realizados em laboratório.

As principais características da Pesquisa Mineral são:

  • Obtenção de informações de caráter geológico, constatando a existência ou não de jazida explorável Economicamente;
  • Atividade de pesquisa para conhecimento geológico, técnico-científica, e não como um empreendimento;
  • Não possui intervenção definitiva, ou seja, não caracteriza o uso alternativo do solo;
  • Permite a Regeneração completa da área pesquisada, após a desmobilização.
 Imagem: brewbooks

Fases da Pesquisa

 

A Pesquisa Mineral pode ser dividida em quatro fases, as quais são definidas de acordo com o avanço nos trabalhos realizados.

Fase 1

Esta fase dá-se pela identificação de anomalias através de estudos realizados anteriormente e o requerimento de áreas para solicitação de pesquisa mineral e assim começar o início dos estudos.

Fase 2

Com a autorização de pesquisa mineral em mãos, todas as anomalias são checadas e avaliadas, reduzindo a alvos com alto potencial e descartando as falsas anomalias.

Fase 3

Aqui os alvos identificados são checados através de sondagens convencionais, trincheiras, poços, Etc. Assim obteremos uma eventual confirmação de depósitos minerais e novamente o descarte de alvos com baixo potencial.

Fase 4

Na fase quatro, o depósito é rigorosamente estudado, já visando uma cubagem total da jazida e estudos do seu potencial econômico. Sendo esta a fase final de pesquisa onde, a jazida será confirmada como explorável economicamente e iniciará suas operações de exploração, ou se finda o projeto em pesquisa.

 

Concluindo…

 

Para concluir deixaremos uma frase que, para alguns (principalmente aqueles que trabalham na pesquisa), descreve tudo sobre a pesquisa mineral:

“Sem pesquisa mineral, não tem mineração”.

GOSTOU DESTE ARTIGO?
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!

Não se preocupe, também odiamos spam.

The following two tabs change content below.
Técnico em Mineração formado pela instituição SATC. Fundador e Editor Chefe do site www.tecnicoemineracao.com.br. Trabalha a mais de cinco anos com pesquisa e exploração mineral, sendo que já trabalhou em mais da metade dos estados brasileiros sempre a procura de bens minerais que enriquecessem a economia do país.

Comentar via Facebook

Comentário(s)

Comentários (3)

alimente a discussão e escreva um comentário. adoraríamos ouvir sua opinião.

Nome E-mail Site Comentário

comentários( 3 )

  • 21/09/2013 às 01:12 DEYBSON DOS SANTOS SOUZA

    Passando para dar os parabéns pelo excelente formato do site com diversas informações importantes, e aproveito p fazer um pedido, que vcs continuem colocando anúncios sobre vagas para nossa área. Abraço pesssoal !!!

    Responder -