Vários fatores devem ser analisados para efetuar a escolha dos métodos de lavra subterrânea, uma vez, já confirmada a sua viabilidade econômica através da lavra subterrânea. A escolha dos métodos de lavra subterrânea afeta todo o projeto de mineração e os mesmos permitem estabelecer todas as condições técnicas, tais como as configurações da mina, equipamentos a serem utilizados, mão de obra, etc.

Primeiro Parágrafo

Destacaremos a seguir 4 fatores que influenciam na escolha dos métodos de lavra subterrânea.

1. Morfologia do depósito mineral na escolha dos métodos de lavra subterrânea

A forma, o tamanho e a posição espacial do depósito a ser explorada é um dos principais fatores a serem considerados na escolha dos métodos de lavra subterrânea. Em um depósito largo, retangular e horizontalizado, como é a maioria das minas de carvão mineral, provavelmente o método de lavra será o de câmaras e pilares.  Agora, se os estudos anteriores de cubagem do depósito, confirmaram um depósito de pouca espessura e verticalizado, poderíamos sugerir o método de desmonte por subníveis.

Percebam que nas sugestões acima, estamos levando em consideração somente forma, o tamanho e a posição do corpo mineral, para exemplificação, sendo que os demais fatores relacionados a seguir, somados a estes podem mudar a escolha sugerida acima.

2. Propriedades Mecânicas – Resistência das encaixantes e do minério

O conhecimento do comportamento das rochas encaixantes e do minério torna se imprescindível para a escolha dos métodos de lavra, pois quanto mais resistentes forem as rochas encaixantes, menos suportes artificiais serão utilizados, obtendo assim uma maior e mais rápida recuperação do minério.  Um exemplo onde esse fator tem muita influência é no método de lavra com desmontes por subníveis, onde a resistência das encaixantes deve ser de moderada a alta, e assim o método será realizado com o máximo de segurança e eficiência. Por outro lado, caso a rocha seja muito instável, utiliza-se os métodos de lavra como o de abatimento. Com esse método, as encaixantes (instáveis) desmoronam preenchendo o espaço em que o minério, anteriormente, foi removido.

3. Efeito das operações auxiliares

Métodos de lavra subterrânea
Métodos de lavra subterrânea

Primeiramente precisamos entender o que são as operações auxiliares. As operações auxiliares têm o objetivo de manter as boas condições para realização dos trabalhos na mina, são elas: saúde e segurança, ventilação e condicionamento do ar, fornecimento de energia elétrica, bombeamento e drenagem, manutenção, iluminação, tratamento de ruído, comunicações e abastecimento dos suprimentos às frentes. Quanto mais simples e eficazes são as operações auxiliares, mais ágil será o processo de produção da mina.

Geralmente, em um mesmo corpo mineralizado há a possibilidade de aplicação de mais de um método de lavra, e um dos fatores que será o diferencial na escolha do método mais eficiente e econômico, é a simplicidade na realização das operações auxiliares.

4. Disponibilidades financeiras iniciais e subsequentes

Finalmente um fator preponderante, a disponibilidade financeira inicial e subsequente da mineradora. Como é de conhecimento geral, a mineração subterrânea tem um custo muito superior do que a mineração a céu aberto. As empresas buscam sempre uma maior produtividade com menor custo. Sendo assim, as avaliações econômicas do empreendimento devem ser bem elaboradas, explorando todos os custos desde a implantação ao fechamento da mina para uma maior produção com o custo mais baixo possível.

Existem métodos de lavara com custo baixo, moderado e alto, que dependendo da disponibilidade financeira da mineradora, influencia diretamente na escolha do método, pois como dito anteriormente, em um mesmo corpo mineralizado há a possibilidade de aplicação de mais de um método de lavra.  Dentre todos os métodos de mineração subterrânea, o método de abatimento por blocos é o de menor custo de produção, por ser simples e eficiente.

Concluindo…

 Existem vários outros fatores que influenciam na escolha dos métodos de lavra subterrânea, fatores estes tais como: distribuição 3-D dos teores de minério, segurança, dentre outros. Listamos somente alguns destes fatores que influenciam na seleção dos métodos de lavra.

Banner Newsletter