Mineroduto: Vantagens e Desvantagens

Mineroduto, do latim (minero +ductu), são dutos pelos quais a polpa do minério é transportada, geralmente por longas distâncias, até seu processamento final. O minério a ser levado por esses equipamentos de um lado para o outro, pode ser de diversos tipos, como ferro, carvão, bauxita, etc.

Abaixo vamos discorrer sobre as vantagens e desvantagens do uso destes equipamentos e conhecer o maior mineroduto do Brasil e do Mundo, e seus beneficiamentos.

Vantagens do mineroduto

Os minerodutos seriam a melhor opção em relação às rodovias. Para se ter uma ideia, em uma audiência pública realizada no dia 1 de Dezembro de 2011 pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), o gerente na época da Samarco, Ivan Santos, relatou que o mineroduto da empresa localizado na região de Ponte Nova e Rio Casca em Minas Gerais, substituía 1,5 mil caminhões por dia no transporte de 60 mil toneladas de minério.

Outras vantagens consideráveis para a implantação de um mineroduto estão o seu baixo consumo energético, inexistência de ruídos e a não emissão de Dióxido de Carbono na atmosfera, o que implicaria em baixo investimento financeiro e minimização dos poluentes na natureza.

Desvantagens do mineroduto

Infelizmente, nem tudo são flores no que diz respeito aos minerodutos.  A maior preocupação no uso destes sistemas de transporte mineral é o uso do bem mais precioso e raro para a vida na Terra, a água. Os ecologistas afirmam que a quantidade de água necessária para bombear o minério, dependendo da distância, pode abastecer grandes cidades e ignorar este fato seria um grande desperdício.

As empresas, no entanto, alegam a viabilidade do empreendimento com o uso de água não potável, proveniente dos rios já poluídos, por exemplo. Uma segunda opção seria garantir o reaproveitamento de toda água utilizada no processo.

De acordo com os órgãos de proteção ambiental, outra desvantagem que poderia impossibilitar ou comprometer a aplicação deste projeto é o desmatamento e a terraplanagem de áreas extensas, o que poderia afetar a fauna e a agricultura da região.

O maior mineroduto do mundo no Brasil

Não podíamos falar em mineroduto, sem citar um exemplo, certo? Então lá vai…

Mineroduto  Minas-Rio
Mineroduto Minas-Rio

Com 529 km, este mineroduto liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro, atravessando mais de 33 municípios entre estes dois estados. Faz parte do “minas-rio”, simplesmente o maior investimento feito pela mineradora Anglo American, um montante estimado em 8,8 bilhões de dólares.

A estimativa da empresa é que este hiper mineroduto transporte 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, peso equivalente a 163 mil boeings 747 agrupados. O projeto rio-minas é responsável pela geração de mais de 21 mil empregos diretos e indiretos, além de investimentos sociais que chegam a 100 milhões de reais.

Conclusão

Um projeto desta magnitude não pode ser aplicado sem as devidas analises e planejamentos necessários. Como o intuito é reduzir custos e a poluição no meio ambiente, o melhor é se levar em conta todos os pontos citados neste artigo, buscando solucionar os possíveis problemas que possam surgir.

Não podemos esquecer que embora esta prática venha sendo aplicada, em média, por 38 anos, ainda é motivo para muitas desconfianças, talvez o principal motivo para toda a discussão em volta deste tema, cabe as empresas e ecologistas analisarem cada caso individualmente.

Quanto a você, deixe sua ideia abaixo. Será ótimo, como sempre!

15 respostas para “Mineroduto: Vantagens e Desvantagens”

  1. Avatar de Larissa Alessandra
    Larissa Alessandra

    O autor da postagem comete erro ao dizer que uma das vantagens de se construir um mineroduto é a “inexistência de ruídos”. Durante uma reunião com o orientador do meu TCC (Edson Neves dos Santos, engenheiro de minas e professor do IFRN), discutimos os problemas relacionados à construção desse tipo de estrutura e um dos aspectos negativos apontados por ele é a alta emissão de ruídos provocados pelos sistemas de bombeamento.

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Olá Larissa,

      Dependendo do local onde se instalará as estações de bombeamento o ruído das bombas não trará incômodos.

    2. Avatar de Alysson Moreira Alves
      Alysson Moreira Alves

      Olá Larissa, sou professor universitário e tenho alguns alunos desenvolvendo trabalhos de TCC sobre o tema mineroduto na região de Itabira, MG. Gostaria de poder ver o seu material. Você se importaria em compartilhar o mesmo, pois estamos desenvolvendo vários temas correlatos e um dos problemas que identificamos é de fato aspectos relacionados a ruído e alto índice de manutenção de bombas para minério com polpa em concentrações de 70% em sólidos.
      Obrigado,
      Alysson
      [email protected]

    3. Avatar de josé perpétuo de souza
      josé perpétuo de souza

      TRABALHEI NO MINERODUTO DE CONCENTRADO FOSFATICO DE 120 KM QUE LIGA A UNIDADE DE TAPIRA A PLANTA QUIMICA NA UNIDADE DE UBERABA COM PRESSÃO IDENTICA A DA ANGLO ISTO É 144 KG / CM*2 . TRABALHEI DURANTE 35 ANOS COMO SUPERVISOR DA REFERIDA AREA , PARTICIPANDO DE 3 VAZAMENTO E UM ENTUPIMENTO. NOS 3 VAZAMENTOS DOIS OCORRERAM DENTRO DA UNIDADE DA PROPRIA EMPRESA NO TERMINAL DE UBERABA ONDE FOI FACIL CONTROLAR POIS AMBOS FORAM CARREADOS PARA A BARRAGEM DE REJEITOS NO TERMINAL. O OUTRO VAZAMENTO OCORREU NO KM 54 DEVIDO TER UMA VALVULA PARA INDICAÇÃO DE PRESSÃO ONDE O MINERODUTO COMEÇAVA A DESCER PARA O TERMINAL SENDO REFERÊNCIA PARA O CONTROLE DO SLACK FLOW ( FLUXO SOLTO ) DO SISTEMA PARA MANTÊ-LO COM A TUBULAÇÃO TODA CHEIA EVITANDO QUE NESTE DECLIVE A OCORRENCIA QUE A AGUA POR TER DENSIDADE BEM MAIS BAIXO DO QUE O CONCENTRADO,. DESCESSE E O MINÉRIO FICASSE OCASIONANDO DESGASTE NA TUBULAÇÃO INTERNA. QUANTO A ESTE VAZAMENTO DA ANGLO A EMPRESA ESTÁ FAZENDO COMENTÁRIOS EQUIVOCADOS ,POIS , ELES USAM SODA NA FLOTAÇÃO E A CAL NO BOMBEAMENTO AMBOS CAUSAM DANOS A FLORA E FAUNA . COMO O MINÉRIO CARREOU ATÉ O RIO OBVIAMENTO , OCORRERÁ FALTA DE OXIGENAÇÃO PARA OS PEIXES CAUSANDO A SUA MORTE. A EMPRESA DEU MUITA SORTE POIS O VAZAMENTO OCORREU AMAIS OU MENOS A 2 KMS DA ESTAÇÃO DE S.A.DO GRAMA FACILITANDO A LOGISTICA PARA CONTROLAR O FLUXO DA ESTAÇÃO ATÉ O VAZAMENTO,. PORÉM COMO ESTE VAZAMENTO FOI EM UMA SUBIDA O FLUXO DO MINÉRIO VOLTOU PARA O VAZAMENTO FAZENDO COM O QUE AS TONELADAS FALADAS PELA EMPRESA DE 300T É INFINITIVAMENTE BEM MAIOR. PROBLEMAS FUTUROS: O MINÉRIO DE FERRO DA ESTAÇÃO 1 ATÉ A ESTAÇÃO 2 FICARA SEDIMENTADO E TALVEZ APÓS O REPARO DO FURO ELES NÃO CONSEGUIRÃO BOMBEA-LO. NESTA SITUAÇÃO TERÃO QUE IR FRAGMENTANDO O MINERODUTO EM VARIOS PONTOS E JOGANDO EM BAIAS PROXIMAS AO MINERODUTO OBSERVANDO OS MELHORES PONTOS PARA A DESCARGA DO MINÉRIO ATÉ O TERMINAL. ISTO POUCO AFETARÁ O MEIO AMBIENTE SOMENTE NO LOCAL ONDE FOREM EFETUADOS OS CORTES.. ESTE MINÉRIO SERÁ RETORNADO POR CAMINHÕES ATÉ A UNIDADE DE CONÇEIÇÃO DE MATO DENTRO PARA SER REPROCESSADO. NA PARTE DA DESCIDA ATÉ O PORTO DE AÇU O PRCEDIMENTO SERÁ O MESMO ATÉ ACABAR ODE CHEGAR TODO O MIÉRIO DA TUBULAÇÃO. QUANTO AO RUIDOS SOMETE EXITEM NAS ESTAÇÕES DE BOMBEAMENTO 1 E 2. ESPERO TER AJUDADO NESTA SITUAÇÃO CRITICA PARA AMBOS OS LADOS: POPULAÇÃO E EMPRESA QUE JÁ ESTÁ TOMANDO MEDIDAS DE MITIGAÇÃO CERTA, CONSTRUINDO NOVA CAPTAÇÃO DE AGUA. RESSALTANDO PORÉM QUE DEVE FALARA VERDADE DOS FATOS OCORRIDOS E NÃO DIZENDO QUE O PRODUTO NÃO AFETARÁ O RIO E QUE FOI SOMENTE 300 T QUE CARREARAM PARA O RIO. OBRIGADO E ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA MAIORES DETALHES . FONE 03138517703.

  2. […] ressaltar que, independente do regime de aproveitamento, é necessário estar ciente da responsabilidade ambiental. Por isso, os órgãos estaduais de meio ambiente emitem licenças ambientais exigidas pelo DNPM, […]

  3. Avatar de Dayane
    Dayane

    Ola, bom dia voce pode me informar qual o principio de funcionamento de um Mineroduto

  4. Avatar de Dayane
    Dayane

    e quais os Principais Minerodutos do Brasil

  5. Avatar de Lucas Gabriel
    Lucas Gabriel

    Ótimo texto!

    Eu nunca tinha ouvido falar em mineroduto, apenas dutoviário, mas não sabia que poderia transportar ferro.

    Se esses tubos romperem, o estrago ambiental é grave?

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Lucas, com certeza haverá um impacto ambiental. Mas não creio que se rompam com facilidade.

  6. Avatar de Matheus
    Matheus

    Marcos, estou levantando os custos que foram necessários para implantar o mineroduto minas-rio. Você havia dito que, em âmbito global, este valor foi U$8,8 bi. Você tem algo mais detalhado a respeito destes custos de implantação e o quanto este mineroduto consome de energia?

    Desde já lhe agradeço,

    Matheus Garcia Lameira

  7. Avatar de eloi beneduzi
    eloi beneduzi

    quanto de água é consumida por dia e como ela é tratada no final?

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Olá Eloi, minerodutos em fase de operação plena, a vazão média de água necessária ao transporte é de 1630 m3/h (dados de 2014. Além disso, os minerodutos não utilizam água nova para o bombeamento de polpa, mas, sim, a água aproveitada anteriormente no processo de beneficiamento do minério.

      1. Avatar de eloi beneduzi
        eloi beneduzi

        e o q ´feito com a água suja qdo o minério chega ao mar? 1630 m cúbicos por hora, significam um milhão e 630 mil litros de água por hora..por dia cerca de 35 milhões…se o consumo médio por pessoa for 100 l de água por dia, significa o abastecimento de uma cidade de 350 mil habitantes…como são 4 ou 5 minerodutos no brasil, água para mais de 1,5 milhão de habitantes. O q as cias pagas por essa água? e como a tratam qdo chega ao mar…ou mar engole tudo…daria um belo documentário para o greenpeace…

  8. Avatar de Fagner
    Fagner

    Bom dia. Sabe me dizer o % de economia com relação ao transporte convencional para o maior mineroduto citado ?
    Abs

  9. Avatar de elberth silva lima
    elberth silva lima

    Acho um investimento milionário por pouco tempo, com a falta de água doce no planeta logo será um elefante branco, as nascentes não darão conta por muito tempo, como manterá um projeto sem água? Está água está saindo das nascentes e jogadas no oceano, o critério deveria ser inverso, retirar água do oceano bombeando até Minas e retornando com minério. Favor, me corrijam se eu estiver errado, porque até o momento eu não entendi esta controvérsia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *