Garimpo Bom Futuro – Cassiterita em Rondônia

Neste artigo falaremos sobre uma das mais importantes regiões do mundo em cassiterita: O garimpo Bom Futuro.

A mineração, em suas mais variadas vertentes, é muito importante, pois é dela que saem diversas composições que são utilizadas para a fabricação de inúmeras coisas comuns ao nosso dia a dia. O trabalho que acontece nos garimpos tem perdurado ao longo dos séculos, graças a toda essa importância.

O minério de Cassiterita

A cassiterita é um minério que pode ser encontrado em várias cores e tons, tais como amarronzado, castanho-avermelhado, amarelo, preto entre outros.

Sua composição é basicamente formada por estanho (óxido de estanho, SnO2) sendo que a cassiterita é amplamente explorada em aluviões e eluviões de inúmeras regiões da crosta terrestre.

A maioria da cassiterita provém de depósitos aluviais ou de depósitos tipo plácer. Suas jazidas são importantes, visto que possuem um elevado valor econômico associado às suas atividades.

Entre os usos mais comuns do minério destaca-se sua utilização na composição das ligas de chumbo, matéria-prima que integra a produção de latas e embalagens, serve também como solda para fabricação e conserto de aparelhos eletrônicos.

Descoberta do garimpo em Rondônia

O garimpo Bom Futuro está localizado em Ariquemes no Estado de Rondônia e tem uma história muito antiga. Os primeiros dados que relatam a descoberta dessa jazida, considerada como a maior do mundo todo em cassiterita, são de pouco depois da metade do século passado. Relatos  indicam que a jazida foi descoberta em 1987, quando estavam sendo abertos os “linhões” do Incra.

A região, que até então vivia praticamente da agricultura, rapidamente recebeu inúmeros interessados em explorar a cassiterita. Porém, a exploração manual foi vedada algum tempo depois, devido a uma lei federal que priorizava o trabalho de médias e grandes empresas no garimpo.

Estima-se que cerca de 30 mil garimpeiros tenham colaborado com o primeiro lugar do Brasil na exploração do minério entre os anos de 1988 a 1990.

Atualmente, a região ocupa o quinto lugar como produtor mundial da cassiterita, mas o minério ainda é o principal responsável pela economia do estado.

Quem são os Requeiros?

Com a mecanização da extração da cassiterita no garimpo de Bom futuro, criou-se a classe de requeiros, que nada mais são do que os garimpeiros que vivem as margens das máquinas, catando os restos de minério que por elas são deixadas diariamente.

Segundo dados publicados pela Folha em 1994, cerca de 1.500 requeiros trabalhavam na época as margens das escavadeiras.

Impacto ambiental do garimpo Bom Futuro

A extração de minérios nos garimpos é uma das grandes discussões no meio ambiental.

Inevitavelmente, há prejuízo considerável para a natureza local e, em alguns casos os danos são até mesmo irreparáveis.

Tratando-se especificamente do garimpo Bom Futuro, entre os principais impactos observados, o assoreamento de alguns dos rios, igarapés e lagos da região é uma das maiores preocupações, visto que podem comprometer diretamente a todo o sistema fluvial do local.

Outro ponto que requer atenção é o descontrole na exploração que pode gerar risco para as pessoas que trabalham, residem ou transitam próximo as jazidas.

Também vale ressaltar que a extração mineral traz muitos prejuízos para a mata. Dados de 2008 demonstravam que a região do garimpo Bom Futuro havia sido responsável pelo desmatamento de uma área superior a 9 km².

Cerca de 28% da mata local deixou de existir graças a atividade extrativista da cassiterita.

Situação do garimpo e principais curiosidades

O garimpo Bom Futuro é explorado atualmente pela empresa CooperSanta que emprega mais de 400 empregados diretos nos trabalhos que são realizados na jazida.

Com o aperfeiçoamento das leis que dizem respeito a este tipo de atividade, essas regiões estão se tornando mais seguras para os trabalhadores e menos impactantes para o meio ambiente.

Com mais de 7% da reserva mundial do minério, a região em que o garimpo Bom Futuro está localizada é também a principal responsável pela extração da cassiterita, sendo que em Rondônia são produzidos cerca de 47% de toda a produção do país.

Vale lembrar que nessa mesma área existem outras jazidas que são menos expressivas, é claro.

O garimpo Bom Futuro é o maior garimpo a céu aberto do mundo todo, podendo até mesmo ser visto nas imagens feitas por satélite.

O número de mortes neste garimpo é expressivamente grande e aumenta a cada novo ano. Seja por desmoronamentos e acidentes de trabalho ou por homicídios, a região é conhecida por ter causado muitas mortes e ter ainda muitos corpos embaixo de seus lagos.

Gostou do conteúdo? Já conhecia a história do garimpo Bom Futuro? Deixe um comentário e compartilhe seus conhecimentos com outros de nossos leitores!

45 respostas para “Garimpo Bom Futuro – Cassiterita em Rondônia”

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Parabéns, excelente documento.

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Olá, obrigado Paulo.

      1. Avatar de Raimundo Carlos Ferreira Lima
        Raimundo Carlos Ferreira Lima

        Eu também trabalho com garimpo e queria saber como posso fazer para registrar um sobesolo

    2. Avatar de Sinésio ribeiro ladeira
      Sinésio ribeiro ladeira

      BOA RECORDAÇÃO, ESTIVE EM ARIQUEMES, CUJUBIM, BOA VISTA, MONTE NEGRO, CAMPO NOVO , MACHADINHO, NA EPOCA DA MADEIRA, : CEDRO ROSA E MOGNO.
      O GARIMPO DE CASSITERIRA TINHA EXPLODIDO, MAS O MEU NEGÓCIO ERA MADEIRA, CHEGAVAM MUITOS GARIMPEIROS ENROLADOS NA LONA PRETA.
      FICAVA ADMIRADO DA CORAGEM DELES. ( O DESTINO ERA MG.)
      MAS EU TAMBÉM ME ARRISCAVA NA MADEIRA.
      BOA MATÉRIA

  2. Avatar de Wescley sousa amorim
    Wescley sousa amorim

    Excelente muito interessante

    1. Avatar de Marcos Lopes
  3. Avatar de Everaldo

    Bom dia sr: Marcos
    Exelente trabalho
    Mineração e minha paixão..
    Sucesso aí.. ok?

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Obrigado Everaldo. Sucesso a ti também. Abs.

  4. Avatar de Vladmir
    Vladmir

    Parabéns pelo artigo, somente uma consideração. Com certeza fo erro de digitação; Na digitação da área foi colocado 9 km³ e o certo é km².

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Opa… Corrigido Vladmir. Obrigado.

  5. Avatar de Orismar
    Orismar

    Belo trabalho, Marcos você nunca pensou em fazer documentários sobre esse tipo de assunto, e botar no YouTube ? Iria ser muito legal umas filmagens !

  6. Avatar de Dayane Cardoso
    Dayane Cardoso

    Muito bom,ótimo saber onde e a origem de todos os minérios que utilizamos no dia a dia pode estar bem próximo da gente.

    1. Avatar de Marcos Lopes
    2. Avatar de Jackeline
      Jackeline

      Boa tarde. Eu conheço de nome esse garimpo a muitos anos. Meu pai meu irmão e primos e uma tia. Trabalhou muito lá. Nós morávamos em cacaulandia. Eu não conheci.. Agora moro em são Paulo. Gostei muito da reportagem.

      1. Avatar de Marcos Lopes

        Obrigado pelo comentário Jackeline.

  7. Avatar de Maurício Nosé
    Maurício Nosé

    Muito bom! Parabéns, Marcos!

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Obrigado Sr. Maurício.

  8. Avatar de Joao Lima

    Estive in loco no garimpo Bom Futuro, este ano no mes janeiro, vi a situaçao da retirada e aproveitamento da cassiterita por pequenas empresas que compram dos requeiros que depois de retirado e vendido para a cooperativa que depois revende para as grandes empresas. Vi sua reportagem achei oportuna e interessante, temos que estar sempre atentos ao que acontece com nossa mineraçao apesar de ser um mineral importantissimo e sua aplicaçao ser de alto nivel, parece que nao ha preocupaçao governamental sobre este minerio.

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Olá João. Obrigado pelo seu comentário.

  9. Avatar de eduardo viglio
    eduardo viglio

    olá, parabéns pela iniciativa. Uma pequena correção, o garimpo foi descoberto em 1987 quando estavam sendo abertos os linhões do Incra, sendo quase imediatamente invadido por mais de 5 mil pessoas. Eu sou geologo e trabalhava na Cesbra na época e estivemos a 5 km do local com nossas pesquisas, e na região uma semana após o estouro do garimpo.

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Olá Eduardo, obrigado pela seu comentário. Já atualizei o artigo conforme seu relato. Obrigado.

  10. Avatar de Silvio de Castro Fonseca
    Silvio de Castro Fonseca

    Gostei de seu posicionamento, isento e incisivo. Mostrando, sem disfarces além do lado econômico também o lado social e ambiental. Marcos, sou radiestesista e acredito poder contribuir para identificar áreas ainda desconhecidas para futuras explorações de minérios. Em breve estarei me aposentando e pretendo me dedicar a esta área. Caso vc conheça ou tenha acesso a pessoas interessadas estou a disposição. Parabéns pelo seu trabalho.

  11. Avatar de robson
    robson

    Esta de parabens pelo documentario !!!!

    1. Avatar de Marcos Lopes
  12. Avatar de Ludelmar Araujo
    Ludelmar Araujo

    Estanho à U$ 19.900,00 por Tonelada no mercado internacional !!

  13. Avatar de Deolocidio Tivane
    Deolocidio Tivane

    Agradecido Marco Lopes………..
    Pelos ensinamentos obtidos por mim nesse documento juro que eu era egoista sobre a Mina Bom Futuro e sobre o Minerio Cassiterita(SnO2).

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Obrigado Deolocidio. Volte sempre.

  14. Avatar de SCHUBERT
    SCHUBERT

    PARABÉNS MARCOS!!!!!!! MUITO IMPORTANTE TER PESSOAS COMO VOCÊ, TEM FEITO UM ÓTIMO TRABALHO.
    TEM ALGUMA COISA SOBRE TERRAS RARAS?

  15. Avatar de douglas
    douglas

    uma leitura fantástica. Parabéns

  16. Avatar de nilo corbari
    nilo corbari

    boa tarde! gostei de seu sítio, a mineração no brasil tem pequeno acervo, pouca informação. Neste contesto sua iniciativa é louvável.
    O mercado de minerios é bastante restrito e pouco noticiado, pois, muitas pessoas mal informadas tendem a falar bastante asneiras a respeito da mineração, comercio, meio ambiente, que envolve a atividade.
    A mineração impacta muito menos o meio ambiente do que a formação de uma cidade, por exemplo, ou da poluição urbana causada pela negligencia humana no convívio social (lixo urbano), mas, fazem um barulho danado quando se trata de mineração, todos se acham donos das minas, tendo pouca coragem de não usar equipamentos e soluções que tem componentes minerais. ex. celular.
    Quanto materia de Bom Futuro, conheço a mineração local desde 1988, e estive a dois anos no local da COOPERSANTA, e vi que os trabalhos seguem de forma ordeira e produtiva.
    grande abraço!

  17. Avatar de Deivisom Brito Freitas
    Deivisom Brito Freitas

    marcos …meu nome e Deivisom
    irei fazer técnico em mineração pois me interessei muitíssimo
    mas queria saber quais os locais onde tem enpresas que fazem estágio

  18. Avatar de claudiney
    claudiney

    bom dia, meu nome é claudiney, eu e minha familia fomos os primeiro moradores desse lugar na època, eu tinha apenas 13 anos, me lembro como tudo começou, hoje moramos no Es, ha 28 anos mas sinto vontade de retornar para relembrar do passado. a nossa terra ficava em frente a gorita do exército onde fiscalizava aentrada das pessoas

  19. Avatar de Marcello M Veiga
    Marcello M Veiga

    o artigo é bem informativo mas deveria ter data. não se sabe de quando os dados são referentes. não existe informação de como está a situação atualmente em 2018

  20. Avatar de Pedro Henrique Alves de Almeida
    Pedro Henrique Alves de Almeida

    0I, Marcos.
    Gostei muito do que você falou sobre o garimpo Bom Futuro mas, se você quiser mesmo entender o que foi aquilo, sugiro uma conversa com o Sr Amós de Oliveira Martins responsável real pelo descobrimento da jazida.

  21. Avatar de Edegar Paz
    Edegar Paz

    Bom dia,
    Meu nome é Edegar Paz, estou dando o primeiro passo entrar na atividade de mineração de cassiterita, no município de Tucumã/PA, gostaria de fazer uma visita na mineradora Bom Futuro para entender melhor o processo, alguém pode me informar um contato um contato da administração da mineradora por favor!

  22. Avatar de pedro henrique Alves de Almeida
    pedro henrique Alves de Almeida

    Alguém sugeriu uma conversa com o SR Amós de OLiveira Martins que mora em Ariquemes.
    Quem fez esta sugestão conhece muito bem como foi o inicio do garimpo Bom Futuro; não existe pessoa melhor para falar sobre o assunto.

    Pedro Henrique Alves de Almeida.

  23. Avatar de Alandson Vieira de Barros

    Vocês tem Casseterita, teria demanda para fornecimento de 50 toneladas

  24. Avatar de Nalva

    Tinha uma empresa chamada a gata,eu acho , muitos anos atrás

  25. Avatar de Rafael Rodrigues
    Rafael Rodrigues

    Olá tudo bem ? Trabalho com exportação gostaria de algum contato via whatsapp de fornecedor de Cassiterita.
    Desde já muito obrigado.

  26. Avatar de Juliano

    Poderia indicar um comprador de cassiterita?
    WhatsApp 35984299938

  27. Avatar de Aline Brasil
    Aline Brasil

    Oi Marcos, vc saberia informar o contato de alguém do Garimpo Bom Futuro? Trabalho com produtos químicos usados no beneficiamento.
    Grata.

  28. Avatar de Cleonice
    Cleonice

    Procuro paulo miguel luiz ele era na época guarimpeiro de 1993

  29. Avatar de Ivan Rodrigues de Souza Júnior

    Meus parabéns Marcos Lopes Eu também gostaria muito de conhecer minha mãe biológica pois minha mãe me teve em 7 de maio de 1989 e teve uma emoragia e foi levada de gip pra ariquemes ou alto paraíso e quando ela voltou ela viu que eu estava sendo bem cuidado e resolveu me dar pro Ivan mecânico e dona Elza se souber de algo 69 99355-2895

  30. Avatar de SABRINA DE ALMEIDA
    SABRINA DE ALMEIDA

    MUITO BOM O ARTIGO, ESTOU EM RORAIMA E O ANO É 2023, ESTAMOS ENFRENTADO A RETIRADA DOS GARIMPEIROS POR AQUI, E NO LOCAL ONDE ESTÃO MINERANDO TEM ISSO CASSETERITA, MAS O CONHECIMENTO AQUI SOBRE ESSE MINERIO É POUCO. MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *