Exploração de diamantes no Brasil

Como anda a exploração de diamantes no Brasil? O Brasil é um país de dimensões continentais e de imensa riqueza tanto em superfície quanto em grandes profundidades. As reservas de minério de ferro de qualidade tornam o país o segundo maior exportador do mundo, atrás da Austrália e seguido por Rússia e China. Dentre as gemas preciosas, destacam-se os diamantes, cristal de alto valor agregado no mercado mundial de grande interesse de companhias multinacionais em explorar nossas terras à procura de minas ou jazidas de diamantes.

Na TV, a exploração de diamantes é lembrada na trama da novela da Rede Globo, “Império”, onde o “comendador Zé Alfredo” (interpretado por Alexandre Nero) acumula fortunas e esbanja vaidades com sua família, vivendo uma série de problemas que envolvem a sua história desde o garimpo, onde foi à procura do sonho da riqueza. É a ficção imitando a realidade, lembrando do caso da Serra dos Carajás, no Pará, em que reuniram-se milhares de pessoas em busca do sonho de se tornarem ricos às custas de muito sofrimento, solidão, doenças, violência, tudo em nome da fama e da riqueza.

Segredos que valem ouro

O número de locais com diamantes no Brasil não é divulgado com precisão, mas sabe-se que há reservas gigantescas de diamantes no país, principalmente nos estados de Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.

Dizem os especialistas que, em reservas indígenas, preservadas por leis da Constituição Brasileira e pela Fundação Nacional do Índio (Funai), há enormes jazidas, mas não estão autorizadas para exploração de diamantes. Não é de hoje que o país sofre com a exploração das suas terras em todos os sentidos, minerais, agrícolas, fauna e flora, desde os tempos do Império. Não se tem a conta de quantos bilhões de dólares já se perderam ao longo dos anos com o envio de pedras preciosas para o exterior.

Para se ter uma idéia das riquezas ocultas no solo brasileiro, em 2014, foi divulgado na internet, em sites especializados, que a exploração de diamantes em terras indígenas do Parque Aripuanã e de Serra Morena, em Rondônia e Mato Grosso, respectivamente, pode render algo em torno de 40 bilhões de dólares por ano, caso seja regulamentada, já que o garimpo em terras indígenas é proibido e, além do que, no Brasil, o que se observa é que, após a extração de minerais preciosos por garimpagem, é uma prática insustentável e que degrada completamente a região explorada, não há políticas de reflorestamento e de revitalização do solo e de programas que beneficiem as populações que vivem acerca da mesma.

Profissionais que brilham

As pesquisas e levantamentos sobre reservas diamantíferas estão a cargo de geólogos e outros especialistas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), vinculado ao Ministério das Minas e Energia junto de empresas multinacionais, como a gigante multinacional De Beers, com sede na Àfrica do Sul. As descobertas levaram a aproximadamente 1.200 pontos de exploração de diamantes no Brasil, entretanto, sem haver informações precisas acerca da quantidade e qualidade dos diamantes.

De acordo com os geólogos envolvidos na pesquisa, atualmente, o país dispõe de reservas de diamantes industriais e de gemas, utilizados para fabrico de jóias. Em média, um diamante no garimpo pode ser comercializado por 2 milhões de reais em forma bruta, mas, depois de lapidada, chega a 20 milhões de reais.

Exploração de diamantes
Exploração de diamantes

Mas a procura por pedras preciosas começou bem antes disso, na era dos desbravamentos dos bandeirantes, no século 17 em diante, tendo as primeiras descobertas no estado das Minas Gerais. O cuidado das reservas e de sua exploração era por conta da chamada Intendência das Minas, quer estava obviamente subordinada à metrópole – já que o Brasil era uma colônia – portuguesa. Como nos dias de hoje, a corrupção e o contrabando das riquezas nacionais eram comuns. Para coibir essas manobras, a Corte Portuguesa criou um núcleo de fiscalização de nome Casa de Fundição ao mesmo tempo em que deixava a extração aos cuidados de “contratadores”.

Ainda que houvesse extração e exportação de ouro e diamante para Lisboa, muitas benfeitorias à época puderam ser vistas com o passar dos anos, mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais.

Como funciona uma exploração de diamantes

A exploração de diamantes em uma jazida descoberta não é diferente no Brasil ou na África do Sul. Geralmente, existem máquinas gigantes que operam escavando altas profundidades – já que as pedras costumam estar localizadas a centenas de metros abaixo da superfície – com a ajuda de explosivos, alta tecnologia e garimpeiros em busca das pedras preciosas. Daí, elas são separadas do cascalho e identificadas por um sistema de raio-X. As minas então são criadas sobre região com alta concentração de kimberlito, rocha formada pelo resfriamento do magma vulcânico. Durante a exploração nas minas, as rochas são pulverizadas como cascalhos por meio de explosões em áreas profundas da mina.

Águas de rios e lençóis freáticos transportam pedras que se concentram em áreas superficiais e por isso são “peneirados” pelos mineradores. Da separação por tamanho, as pedras seguem para flotação. Entra em cena uma máquina de triagem em forma de raio-X que funciona para separar o que é diamante e o que não é, passando em seguida a uma apuração manual de cada pedra.

Muita gente ouve diamante como uma jóia preciosa, é verdade, mas a parte menos valiosa, que não é denominada gema, é destinada à indústria para a fabricação de peças de corte, discos, brocas, serras, bisturis, equipamentos cirúrgicos em geral e termômetros de precisão.

Imagem: Ayswaryak

16 respostas para “Exploração de diamantes no Brasil”

  1. Avatar de marcos pereira roberto
    marcos pereira roberto

    Em minas tem muitos diamantes

  2. Avatar de Sanderson Firmino
    Sanderson Firmino

    Adoro a mineração pena que me faltam oportunidade. Sou técnico em mineração.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      tenho 27 anos quero ir em busca de ouro e diamantes seja onde for, quero me tornar um garimpeiro, vc me indica algum local recente que esteja sendo explorado.

    2. Avatar de rogerio
      rogerio

      vc e geologo?se vc achar investidor te coloco em algo maior do que vc ja sonhou em trabalhar,na area de garimpo,

      1. Avatar de Américo Gomes

        Pois me contacte por email, [email protected] vamos falando

        Américo Gomes

  3. Avatar de Almir
    Almir

    Bom dia , moro em Lages SC , tem alguns pontos interessantes com este mineral por aqui, se tiver interesse ([email protected]).

  4. Avatar de leo
    leo

    apos achar um diamante, qual procedimento legal?

  5. Avatar de anderson
    anderson

    qualquer rio pode existir pedras preciosas?

  6. Avatar de Rogério
    Rogério

    Queria saber se no Ceará tem a possibilidade de ter diamantes ou ouro?

  7. Avatar de Linder
    Linder

    Muito bom seus artigos. Tem algum tema sobre o amianto, asbesto. Sei que em 2018 seria sua ultima utilidade na industria.

  8. Avatar de Devaney Godoi
    Devaney Godoi

    Não. Só em áreas onde há pedras nas montanhas. Os diamantes são levados pela correnteza e se depositam em certas áreas do rio onde existam depressões que impeçam a rolagem. Geralmente as melhores áreas são as que não estão muito longe de cascatas ou cachoeiras. As melhores áreas são Minas Gerais, Sul da Bahia, Amapá, Rondonia, Roraima, Acre, Amazonas, Pará e há possibilidades no Centrão do Brasil, Espírito Santo e alguns lugares esporádicos.

  9. Avatar de Luís Carlos

    Sou Luís Carlos e na regiao onde moro sertão nordestino achei uma pedra com 62kits
    incolor pelas minhas informações eh um diamante

    1. Avatar de barao

      ola bom dia luis carlos.
      caso queira mais informação com relação ao seu achado .
      nos retone…zap 94 991523186

  10. Avatar de Milton jairo cardoso
    Milton jairo cardoso

    Encontrei na região de uaua cristais e minerio de ferro entre outras pedras enenteressado. Procura codo bairro popularis velha caminho 4

  11. Avatar de Juliano Cunha
    Juliano Cunha

    Olá, boa tarde.
    Estou com um pedido de diamantes brutos no modo balcão. Pedras acima de 2 cts com boa coloração e transparência para lapidação. O comprador quer uma prova de 1000 até 5000 cts. Quero testar a veracidade deste pedido, pois o comprador aceita enviar prova de fundos e documentos após ter certeza que o material existe.
    Consegue me ajudar?
    Whatsapp 35984299938.

  12. Avatar de sidnei de oliveira

    Realmente no Brasil há muitas riquezas escondidas, protegidas em território indígena e principalmente na Amazônia, que se explorado podem trazer consequências gravíssimas para o país, a menos que sejam em áreas livres e que depois eles recompõe o que se deteriorou, aqui no Paraná, na região de Apucarana existe algum metal precioso para ser explorado? Tem hora que da vontade sair caçando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *