Como é Feito o Beneficiamento do Ouro?

O alto valor agregado do minério de ouro e suas peculiaridades acarretam em grandes alterações em seu beneficiamento. O mineral na forma metálica é conhecido por sua densidade e maleabilidade elevadas, uma das características marcantes de seu processo de beneficiamento.

O beneficiamento do ouro pode ser simples, com a adequação granulométrica às demais etapas, ou ser mais complexo, envolvendo desde a preparação até estágios de concentração, por exemplo. O maior desafio nestas etapas é manter as partículas livres preservadas e, de forma prioritária, recuperar o ouro contido no minério, além de eliminar as impurezas.

Vamos descobrir em detalhes como é feito o beneficiamento do ouro e as conseqüências de cada etapa.

Prospecção e Mineração do ouro

Há algum tempo os mineradores precisavam contar com a sorte de avistar um brilho amarelo em um córrego ou em uma fenda entre as rochas. Mas, a busca hoje é mais sistemática e precisa do que nunca.

Em primeiro lugar, os geólogos sabem que o metal está presente em quase todas as rochas e solo, mas os grãos são tão pequenos que são quase invisíveis. Apenas em algumas áreas o ouro é concentrado o suficiente para ser extraído de forma rentável.

Esses depósitos contêm ouro puro, mas, na maioria das circunstâncias, o ouro está combinado com prata ou outro metal. Depois de encontrar indícios de ouro, perfura-se o solo para obter amostras e analisar o conteúdo. Se há ouro suficiente naquele depósito, a empresa de mineração pode dar inicio a uma operação em grande escala.

A forma de extração do ouro vai depender do formato dos depósitos. Se a rocha está localizada em subsuperfície da Terra, a mineradora vai usar técnicas a céu aberto. Resumidamente falando, primeiro, faz-se um padrão de furos, depois enchem estes furos de explosivos e detonam para fraturar a rocha, encontrar o depósito e extrair o minério.

Se o depósito está localizado em profundidade, entra em vigor a mineração subterrânea.

Claro que estes processos são um pouco mais complexos e poderemos tratá-lo em outro artigo.

Após a extração do ouro entra em vigor um complexo processo de beneficiamento que será descrito a seguir.

Beneficiamento do Ouro – Preparação

A preparação do ouro é a primeira etapa do beneficiamento, ela pode ocorrer em dispositivos de concentração prévia, ou na extração hidrometalúrgica. Para a conclusão deste estágio usa-se a britagem, o peneiramento, a moagem e a classificação.

Britagem

O processo de britagem pretende diminuir o minério em pequenos pedaços. Ela divide-se em primária, realizada por britadores de mandíbulas de dois eixos ou de impacto, secundária através de britagem cônica e na última, com britadores mais curtos e fechados, conhecida como britagem terciária ou short head.

Peneiramento

Após a britagem é necessário separar os grandes pedaços dos pequenos. Aqueles em tamanho aceitável passam para a próxima fase do processo, já os maiores são reinseridos no processo de britagem para quebrá-los. Esta separação é chamada de peneiramento e ocorre devido à vibração do equipamento.

Moagem

Neste processo são usados moinhos de carga cadente, também conhecidos como moinhos de bolas. A moagem pode ser realizada em ambiente seco ou úmido, porém, o material deve ser colocado na cuba de Neoprene. O produto é misturado em pó fino por diversas horas, quanto maior a duração desta mistura, mais fino será o minério final.

Classificação

O último estágio da preparação do ouro pretende separar as partículas grosseiras das finas. Este processo ocorre para selecionar as partículas com liberação elevada para seguir ao processo de concentração, ou descartar as partículas muito finas, operação chamada de deslamagem.

Concentração do ouro

Beneficiamento do Ouro

O processamento mais adequado de cada minério de ouro depende de muitos fatores, como a mineralogia dos portadores de ouro e minerais de ganga, o tipo de liberação, tamanho das partículas, etc.

Os principais métodos de concentração do minério no Brasil são por flotação ou gravíticos. Na regra geral, em partículas maiores que 200um pode ser empregada a concentração gravítica, já quando ocorre a associação do ouro a sulfetos, é mais comum o uso da flotação após a cominuição e liberação do minério.

Gravítica

Na concentração gravítica do ouro usa-se, mais comumente, os jigues, as mesas oscilatórias e os centrifugadores. A jigagem é a concentração mais complexa devido às oscilações hidrodinâmicas, já as mesas vibratórias são consideradas a melhor maneira de concentração de minérios mais finos e vem sendo usadas há muitas décadas.

Flotação

A flotação é um método de concentração do minério que consiste em separá-los de acordo com algumas diferenças superficiais. Classificando as partículas solidas em polar ou apolar, a primeira seguindo o fluxo da água em uma máquina de flotação e a segunda aderindo às bolhas de ar.

A partir daí o resultado é destinado ao refinamento e a produção dos itens finais que serão destinados a comercialização.

Esquecemos de alguma coisa? Deixe seu palpite no campo de comentários abaixo.

28 respostas para “Como é Feito o Beneficiamento do Ouro?”

  1. Avatar de william fagundes campos
    william fagundes campos

    Bom dia. Muito bom o artigo. Só gostaria de saber o significado da segunda foto. Sugere que as amostras seriam ouro, o que não é verdade. Estou certo?
    Abraço.
    William.

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Olá Willian, poderia compartilhar conosco o porque da sua conclusão de que as amostras da segunda foto não seria ouro?

  2. Avatar de Mel

    Oii tudo bem? muito bom! interessante o assunto. Gente estou curtindo o colcho novo que ganhei dos amigos .

  3. Avatar de Wederson brito
    Wederson brito

    Boa tarde, ótimo o artigo, senti falta da concentração por lixiviação, poderia fazer um ártico sobre a lixiviação no Brasil?

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Olá Wederson, obrigado. Sua sugestão está anotada, logo teremos um artigo somente sobre lixiviação.

  4. Avatar de Vinicius de Moura

    Prezado Marcos enviei alguns comentários no facebook, mas acredito que talvez por aqui possa ver direto. Sei que você escreve os artigos, caso queria alguma informação sobre as diferentes maneiras de tratar o minerio de ouro como lixiviação com cianeto, Merril Crowe, etc, destruição de cianeto, eluição, dessorção, poderia te ajudar nesse aspecto, somos especialistas em ouro aqui na nossa empresa, meu pai fundador da empresa tem mais de 30 anos de experencia entre Morro Velho, Anglogold e a Testwork, estamos dispostos a ajudar caso queria. Desde já agradeço.

  5. Avatar de rino tavares

    Marcos, aqui na minha região o ouro esta em todas as argilas do local em flocos tipo malacacheta e também em rochas meio mole e velhas sem ferro e metais e se vc tiver compra me avise.

  6. Avatar de Afrânio Diuní Matias
    Afrânio Diuní Matias

    Tenho um tipo de rocha onde já identificamos e conseguimos separar ouro ,usando métodos grosseiros e rudimentares. Gostaria de saber se existe um laboratório ou empresa no ramo da mineralogia, que faça um estudo específico em amostras deste material e nos oriente sobre quais seriam os melhores métodos ( Economicamente viáveis, etc..) para a extração do ouro contido neste mineral. Desde já, agradeço a atenção.

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Olá Afrânio, sugiro que procure por uma consultoria especializada. Tenho sugestão de uma empresa que atua a muito tempo no ramo. Envie um email com mais detalhes do seu projeto para [email protected] que encaminho para a empresa em questão…

  7. Avatar de etelvino
    etelvino

    Bom dia Marcos!
    Muito esclarecedor este artigo.
    Estou com uma duvida, voce escreveu que em terreno onde tem deposito de minerio de ferro, po exemlpo, nao tem possibilidade de encontrar ouro?
    Porque temos um terreno onde foi encontrada uma quantidade altade minerio de ferro, encontrar ouro esta descartado?
    Aguardo sua resposta!
    Grato.

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Olá Etelvino, em alguns casos o minério de ferro pode vir associado a outros minerais inclusive o ouro. Isso depende de uma série de fatores… Mas há essa possibilidade.

  8. […] na lixiviação de minérios de ouro, cobre e […]

  9. Avatar de KADIGEM CABRAL DO NASCIMENTO
    KADIGEM CABRAL DO NASCIMENTO

    Muito bom o artigo, claro e eficiente.

  10. Avatar de F. Valmir de Souza
    F. Valmir de Souza

    Francisco Valmir de Souza

    Esta é a primeira vez que entrei neste site muito gratificante, e confesso que muitas vezes irei consulta-lo, pois é muito bom para o enriquecimento da nossa profissão.

    Parabéns, Marcos Lopes.

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Obrigado Francisco. Volte sempre. 🙂

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Olá Marcos Lopes. Meu nome é Sergio Carvalho. Eu to trabalhando em uma região da Bahia, em que o ouro so é encontrado no ferro, aqui o ouro ta associado com ferro e malaquita, em outras rochas ele some,

  12. Avatar de valmir
    valmir

    boa tarde muito bom essas explicações ..porem preciso que você tire umas duvidas ..quais os materiais ou minérios que o ouro pode estar junto..tenho pequenas pepitas aqui .porem estão juntos com outros materiais …o ouro pode ser encontrado em quais rochas ou minérios…você teria fotos ..desde já muito abrigado. [email protected]

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Olá Valmir, o ouro raramente se combina com outro mineral e geralmente é encontrado em estado puro. Eventualmente encontra-se em pequenas inclusões em alguns minerais e rochas, como quartzo, rochas metamórficas e depósitos aluviares (pode ser o seu caso).

  13. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    ola Marcos bom dia
    gostaria de um contato de um profissional para avaliação de um material encontrado em minhas terras, pois tem todas caracteristica do ouro, não pega o imã, não dissolve no ácido, é maleável, porem o peso estou achando abaixo da densidade do ouro.
    você tem algum técnico a endicar ?

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Olá Ferreira,

      Preciso que me envie mais detalhes via email, como estado e cidade das suas terras, extensão da área com o material, só assim posso melhor lhe ajudar. Meu email para contato: [email protected]

  14. Avatar de PIERRY LOUYS GOBBI
    PIERRY LOUYS GOBBI

    Vivo na região de Colorado do Oeste aqui em Rondônia e queria muito uma PLG, no site do DNPM tem explicações pouco didaticas para um leigo como eu; onde posso começar e qual o valor desse processo de lavra garimpeira

    1. Avatar de Alair Vieira
      Alair Vieira

      Conheço Colorado do Oeste, morei 7 anos em Cerejeiras, trabalhei com garimpo na região e em Jauru também.

  15. Avatar de cristiano lavor
    cristiano lavor

    ola boa tarde muito boa as reportagem e bastante educativas
    sou minerador no ES meixo com varios tipos de minerios

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Olá Cristiano. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  16. Avatar de Willian L. Silva
    Willian L. Silva

    Muito bom o artigo, gostei bastante…

  17. Avatar de Rafael
    Rafael

    Primeiramente parabéns pelo artigo, mito esclarecedor, gostaria de tirar uma dúvida, pelo que notei no artigo, você não utiliza o processo para retirada do ouro de rochas, tipo ouro de filão, com o processo de cianeto, então é possível não utilizar o cianeto, somente os equipamentos certos, como britadeiras, moinho de bola, centrifuga, etc.
    Então pode-se retirar ouro de filão, rochas sem o uso de cianeto?
    Se sim, é uma noticia muito boa, podendo utilizar estes métodos sem o uso de cianeto.
    Muito obrigado pela atenção.
    Obs: Se necessário for, você prestaria consultoria profissional Marcos, pois bem provável que iremos precisar.

  18. Avatar de Devenir
    Devenir

    Faltou mostrar o processo de amalgama para a matéria ser completa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *