Fatores que influenciam nos métodos de lavra subterrânea

Vários fatores devem ser analisados para efetuar a escolha dos métodos de lavra subterrânea, uma vez, já confirmada a sua viabilidade econômica através da lavra subterrânea. A escolha dos métodos de lavra subterrânea afeta todo o projeto de mineração e os mesmos permitem estabelecer todas as condições técnicas, tais como as configurações da mina, equipamentos a serem utilizados, mão de obra, etc.

Destacaremos a seguir 4 fatores que influenciam na escolha dos métodos de lavra subterrânea.

1. Morfologia do depósito mineral na escolha dos métodos de lavra subterrânea

A forma, o tamanho e a posição espacial do depósito a ser explorada é um dos principais fatores a serem considerados na escolha dos métodos de lavra subterrânea. Em um depósito largo, retangular e horizontalizado, como é a maioria das minas de carvão mineral, provavelmente o método de lavra será o de câmaras e pilares.  Agora, se os estudos anteriores de cubagem do depósito, confirmaram um depósito de pouca espessura e verticalizado, poderíamos sugerir o método de desmonte por subníveis.

Percebam que nas sugestões acima, estamos levando em consideração somente forma, o tamanho e a posição do corpo mineral, para exemplificação, sendo que os demais fatores relacionados a seguir, somados a estes podem mudar a escolha sugerida acima.

2. Propriedades Mecânicas – Resistência das encaixantes e do minério

O conhecimento do comportamento das rochas encaixantes e do minério torna se imprescindível para a escolha dos métodos de lavra, pois quanto mais resistentes forem as rochas encaixantes, menos suportes artificiais serão utilizados, obtendo assim uma maior e mais rápida recuperação do minério.  Um exemplo onde esse fator tem muita influência é no método de lavra com desmontes por subníveis, onde a resistência das encaixantes deve ser de moderada a alta, e assim o método será realizado com o máximo de segurança e eficiência. Por outro lado, caso a rocha seja muito instável, utiliza-se os métodos de lavra como o de abatimento. Com esse método, as encaixantes (instáveis) desmoronam preenchendo o espaço em que o minério, anteriormente, foi removido.

3. Efeito das operações auxiliares

Métodos de lavra subterrânea
Métodos de lavra subterrânea

Primeiramente precisamos entender o que são as operações auxiliares. As operações auxiliares têm o objetivo de manter as boas condições para realização dos trabalhos na mina, são elas: saúde e segurança, ventilação e condicionamento do ar, fornecimento de energia elétrica, bombeamento e drenagem, manutenção, iluminação, tratamento de ruído, comunicações e abastecimento dos suprimentos às frentes. Quanto mais simples e eficazes são as operações auxiliares, mais ágil será o processo de produção da mina.

Geralmente, em um mesmo corpo mineralizado há a possibilidade de aplicação de mais de um método de lavra, e um dos fatores que será o diferencial na escolha do método mais eficiente e econômico, é a simplicidade na realização das operações auxiliares.

4. Disponibilidades financeiras iniciais e subsequentes

Finalmente um fator preponderante, a disponibilidade financeira inicial e subsequente da mineradora. Como é de conhecimento geral, a mineração subterrânea tem um custo muito superior do que a mineração a céu aberto. As empresas buscam sempre uma maior produtividade com menor custo. Sendo assim, as avaliações econômicas do empreendimento devem ser bem elaboradas, explorando todos os custos desde a implantação ao fechamento da mina para uma maior produção com o custo mais baixo possível.

Existem métodos de lavara com custo baixo, moderado e alto, que dependendo da disponibilidade financeira da mineradora, influencia diretamente na escolha do método, pois como dito anteriormente, em um mesmo corpo mineralizado há a possibilidade de aplicação de mais de um método de lavra.  Dentre todos os métodos de mineração subterrânea, o método de abatimento por blocos é o de menor custo de produção, por ser simples e eficiente.

Concluindo…

 Existem vários outros fatores que influenciam na escolha dos métodos de lavra subterrânea, fatores estes tais como: distribuição 3-D dos teores de minério, segurança, dentre outros. Listamos somente alguns destes fatores que influenciam na seleção dos métodos de lavra.

Serviços Técnicos em Pesquisa Mineral.

Soluções Técnicas que Fazem a Diferença.

17 respostas para “Fatores que influenciam nos métodos de lavra subterrânea”

  1. […] em aumento de produção e tecnologia. Saúde e segurança estão acima de tudo. Todos os métodos de lavra e equipamentos aplicados devem ser a analisados para que se confirmem, além de eficientes, […]

  2. […] O correto dimensionamento das galerias para o trânsito de veículos em seu interior, direcionamento das frentes de lavra, mapeamento da mina em 3D e atualizações constantes das configurações da mina são alguns das diversas utilidades da topografia na mineração subterrânea. […]

  3. Avatar de estudante de mineração
    estudante de mineração

    Os técnicos em Mineração ganham mais do que muitos outros profissionais?

    Os técnicos estão tendo dificuldades para arranjar emprego ultimamente?

    o serviço dos técnicos em Mineração está em alta???

    1. Avatar de Técnico em Mineração

      Olá,
      Os ganhos do técnico em mineração irá depender das suas especialidades, competência, tempo de mercado, etc. Estamos preparando um e-book de como se destacar neste mercado de trabalho. Com a crise gerada pelo MRM, alguns profissionais estão sim encontrando dificuldades em encontrar oportunidades. Existem picos de grande procura e baixa procura, depende muito do mercado.
      Abs.

      1. Avatar de Fernanda fernandes
        Fernanda fernandes

        Qual equipamento usado para saber se existe minério num determinado local?

  4. […] Na lavra subterrânea o controle dá-se pela implantação de suportes/ancoragens que ajudarão o maciço a se auto-suportar. Os principais suportes utilizados na mineração subterrânea são destacados abaixo e se diferenciam de acordo com o método de lavra utilizado. […]

  5. […] 2º Categoria permitindo a execução de carregamentos e detonações em mineração e construções em subsolo; […]

  6. […] escolha do método e dos equipamentos utilizados na lavra subterrânea envolve pontos importantes como custo, […]

  7. Avatar de Lux Brugnagox

    Estou em São Paulo, onde posso fazer o curso de Blaster, e quais os requisitos?

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Olá Lux, Obrigado pelo contato.

      Sugiro que compareça a Polícia Civil – Divisão Produtos Controlados na Rua Brigadeiro Tobias, 527, 7º Andar em São Paulo/SP. Ou tenta neste número (11) 3311-3139. Eles poderão lhe informar com mais confiabilidade os passos que pode tomar.

  8. Avatar de Gilmara
    Gilmara

    Olá, bom dia.
    Estou no 5° período do curso Superior de Tecnologia em Mineração procuro por estágio urgente, mas está muito difícil. Posso me candidatar à uma vaga de estágio Técnico?
    Dúvida: apesar de esse curso já ter sido incluído no Catálogo Nacional de Cursos Tecnológicos e ter registro no CREA MG, não se encontra vagas disponibilizadas em nenhum site ou empresa.
    Só encontrei no site da Vale.
    Gostaria de saber se você conhece ou já ouviu falar do curso.
    Aproveito para parabenizá-lo pelas matérias são bem didáticas!

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Olá Gilmara, primeiramente obrigado pelo elogio. Quanto as vagas para estágio de Tecnólogo em Mineração realmente são escassas pois o curso é relativamente novo. Sugiro que entre em contato com a secretaria da sua escola e se informe quanto a questão de se cadastrar em vagas de estágio para Técnico e se o mesmo seria válido. Da mesma forma entre em contato com empresas que fornecem estágio técnico e se informe se as mesmas aceitam Técnologo em Mineração para participar do processo seletivo.

  9. Avatar de Antonio Carlos Panza
    Antonio Carlos Panza

    Ola Marcos, parabéns peça iniciativa e responder os comentários: sou de Londrina Paraná e estou morando na cidade de Santarém- Pará. Por aqui existem muitas mineradoras, mas é o que vc respondeu á Gilmara, este curso de técnico é novo e estou tendo também dificuldade em me encaixar. Gostaria que vc aprimorasse mais seus comentários a respeito de (taludes-gemas e cristalografia) obrigado e vamos manter contato, abraços

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Olá Antonio, são muitos comentários mas sempre tento responder a todos. Sua sugestão está anotada. Obrigado.

  10. Avatar de Eliandro Bruno oliveira
    Eliandro Bruno oliveira

    Olá marcos sou estudante em técnico em mineração,tenho algumas dúvidas,e método de lavra é um assunto que me interessa muito,pois trabalho em um garimpo de esmeralda e gostaria de tirar essa dúvidas com pessoas que atuam na área e tem ampla experiência .

  11. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    olá Marcos, eu estou muito interessado em fazer o curso técnico em mineração eu to querendo fazer a distância será que é confiável?

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Olá Alexandre, obrigado pela visita. A única escola que conheço que tem esse curso em modalidade semi-presencial é a SATC em Criciúma/SC. Dê uma pesquisa e verifique junto ao CREA/SC sobre o curso em questão. Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *