Mineroduto, do latim (minero +ductu), são dutos pelos quais a polpa do minério é transportada, geralmente por longas distâncias, até seu processamento final. O minério a ser levado por esses equipamentos de um lado para o outro, pode ser de diversos tipos, como ferro, carvão, bauxita, etc.

Primeiro Parágrafo

Abaixo vamos discorrer sobre as vantagens e desvantagens do uso destes equipamentos e conhecer o maior mineroduto do Brasil e do Mundo, e seus beneficiamentos.

Vantagens do mineroduto

Os minerodutos seriam a melhor opção em relação às rodovias. Para se ter uma ideia, em uma audiência pública realizada no dia 1 de Dezembro de 2011 pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), o gerente na época da Samarco, Ivan Santos, relatou que o mineroduto da empresa localizado na região de Ponte Nova e Rio Casca em Minas Gerais, substituía 1,5 mil caminhões por dia no transporte de 60 mil toneladas de minério.

Outras vantagens consideráveis para a implantação de um mineroduto estão o seu baixo consumo energético, inexistência de ruídos e a não emissão de Dióxido de Carbono na atmosfera, o que implicaria em baixo investimento financeiro e minimização dos poluentes na natureza.

Desvantagens do mineroduto

Infelizmente, nem tudo são flores no que diz respeito aos minerodutos.  A maior preocupação no uso destes sistemas de transporte mineral é o uso do bem mais precioso e raro para a vida na Terra, a água. Os ecologistas afirmam que a quantidade de água necessária para bombear o minério, dependendo da distância, pode abastecer grandes cidades e ignorar este fato seria um grande desperdício.

As empresas, no entanto, alegam a viabilidade do empreendimento com o uso de água não potável, proveniente dos rios já poluídos, por exemplo. Uma segunda opção seria garantir o reaproveitamento de toda água utilizada no processo.

De acordo com os órgãos de proteção ambiental, outra desvantagem que poderia impossibilitar ou comprometer a aplicação deste projeto é o desmatamento e a terraplanagem de áreas extensas, o que poderia afetar a fauna e a agricultura da região.

O maior mineroduto do mundo no Brasil

Não podíamos falar em mineroduto, sem citar um exemplo, certo? Então lá vai…

Mineroduto  Minas-Rio
Mineroduto Minas-Rio

Com 529 km, este mineroduto liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro, atravessando mais de 33 municípios entre estes dois estados. Faz parte do “minas-rio”, simplesmente o maior investimento feito pela mineradora Anglo American, um montante estimado em 8,8 bilhões de dólares.

A estimativa da empresa é que este hiper mineroduto transporte 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, peso equivalente a 163 mil boeings 747 agrupados. O projeto rio-minas é responsável pela geração de mais de 21 mil empregos diretos e indiretos, além de investimentos sociais que chegam a 100 milhões de reais.

Conclusão

Um projeto desta magnitude não pode ser aplicado sem as devidas analises e planejamentos necessários. Como o intuito é reduzir custos e a poluição no meio ambiente, o melhor é se levar em conta todos os pontos citados neste artigo, buscando solucionar os possíveis problemas que possam surgir.

Não podemos esquecer que embora esta prática venha sendo aplicada, em média, por 38 anos, ainda é motivo para muitas desconfianças, talvez o principal motivo para toda a discussão em volta deste tema, cabe as empresas e ecologistas analisarem cada caso individualmente.

Quanto a você, deixe sua ideia abaixo. Será ótimo, como sempre!

Banner Newsletter