Pode parecer insano, mas tudo que nos rodeia e utilizamos no dia a dia, com exceção dos produtos agrícolas, vem da mineração. O seu creme dental e até o sal usado para salgar seu alimento provém da mineração. Mas afinal, o que é mineração?
O que é mineração?
Tecnicamente discorrendo, a palavra mineração deriva do latim “mineralis”, que significa mineral. O ato de extrair esses minerais da terra originou-se o verbo minar. E em decorrência da prática de se abrir imensos canais em torno dos fortes, durante os combates no século XVI, com a finalidade de fazê-los desmoronar, adotou-se a palavra “mina” para nomear os explosivos militares. A agregação das duas atividades deu origem ao termo mineração, visto que a escavação das minas se faz comumente com a assistência de explosivos.
Resumindo tudo em uma forma mais simples, a resposta é simples e direta para a pergunta – O que é Mineração?:
_ A mineração é o processo de extração de minerais que se concentram naturalmente na terra.
Vale ressaltar que, o ato de minerar ou processo de extração de minerais envolve várias etapas, são elas: pesquisa e exploração, lavra, e beneficiamento.
Para que esses minerais cheguem à sua casa em forma de produtos finais (circuitos de computador, sal, estruturas metálicas, etc.), todo o procedimento além de demorado é caro, sendo a mineração uma atividade industrial imprescindível na vida moderna além de ser de extrema importância para a economia de um país.
Segundo dados publicados pelos DNPM a mineração no Brasil em 2008 somou quase 2% do PIB nacional, uma quantia de U$$ 23,95 bilhões, isso mesmo, vinte e três bilhões de dólares, além de gerar uma quantia de aproximadamente 1.150.000 empregos diretos e indiretos neste mesmo ano. E esse valor vem só subindo com o decorrer dos anos.
O que é mineração mesmo?
Logo abaixo destacamos algumas das imagens que foram as mais curtidas e compartilhas na nossa Fã Page no Facebook. Falando nisso, ainda curtiu? Curte lá, é só clicar aqui.
Deixe um comentário