Muitos dos Técnicos em Mineração formados nas diversas escolas técnicas do país, destinam-se a área de Pesquisa Mineral. Mas o que é a Pesquisa mineral? O que diz o código da Mineração sobre essa etapa? Quais são as fases da pesquisa mineral?
Vamos entender um pouco de tudo isso nos próximos parágrafos.
Definição de “O que é pesquisa mineral” no Código da Mineração
Primeiramente veremos o que diz o código da mineração sobre a Pesquisa Mineral.
No DECRETO-LEI Nº 227, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1967, mais especificamente no Capítulo II, Artigo 14 diz o seguinte:
“Entende-se por pesquisa mineral a execução dos trabalhos necessários à definição da jazida sua avaliação e a determinação exequibilidade do seu aproveitamento econômico”.
§ 1º A pesquisa mineral compreende, entre outros, os seguintes trabalhos de campo e de laboratório: levantamentos geológicos pormenorizados da área a pesquisar, em escala conveniente; estudos dos afloramentos e suas correlações; levantamentos geofísicos e geoquímicos; aberturas de escavações visitáveis e execução de sondagens no corpo mineral; amostragens sistemáticas; análises físicas químicas das amostras e dos testemunhos de sondagens; e ensaio de beneficiamento dos minérios ou das substâncias minerais úteis, para obtenção de concentrados de acordo com as especificações do mercado ou aproveitamento industrial.
§ 2º A definição da jazida resultará da coordenação correlação e interpretação dos dados colhidos nos trabalhos executados, e conduzirá a uma medida das reservas e dos teores.
§ 3º A exequibilidade do aproveitamento econômico, resultará da análise preliminar dos custos da produção, dos fretes e do mercado.”
O que é a Pesquisa Mineral?

Como podemos notar no texto citado acima, a Pesquisa mineral constitui um conjunto de trabalhos voltados à definição de uma jazida, sua avaliação e a determinação da exequibilidade de seu aproveitamento econômico. Ressaltamos que todos esses trabalhos não garantem a descoberta de uma jazida explorável economicamente.
Uma jazida só será confirmada ou não, após o cruzamento de todas as informações obtidas nos trabalhos de campo com os resultados dos testes realizados em laboratório.
As principais características da Pesquisa Mineral são:
- Obtenção de informações de caráter geológico, constatando a existência ou não de jazida explorável Economicamente;
- Atividade de pesquisa para conhecimento geológico, técnico-científica, e não como um empreendimento;
- Não possui intervenção definitiva, ou seja, não caracteriza o uso alternativo do solo;
- Permite a Regeneração completa da área pesquisada, após a desmobilização.
Fases da Pesquisa
A Pesquisa Mineral pode ser dividida em quatro fases, as quais são definidas de acordo com o avanço nos trabalhos realizados.
Fase 1
Esta fase dá-se pela identificação de anomalias através de estudos realizados anteriormente e o requerimento de áreas para solicitação de pesquisa mineral e assim começar o início dos estudos.
Fase 2
Com a autorização de pesquisa mineral em mãos, todas as anomalias são checadas e avaliadas, reduzindo a alvos com alto potencial e descartando as falsas anomalias.
Fase 3
Aqui os alvos identificados são checados através de sondagens convencionais, trincheiras, poços, Etc. Assim obteremos uma eventual confirmação de depósitos minerais e novamente o descarte de alvos com baixo potencial.
Fase 4
Na fase quatro, o depósito é rigorosamente estudado, já visando uma cubagem total da jazida e estudos do seu potencial econômico. Sendo esta a fase final de pesquisa onde, a jazida será confirmada como explorável economicamente e iniciará suas operações de exploração, ou se finda o projeto em pesquisa.
Concluindo…
Para concluir deixaremos uma frase que, para alguns (principalmente aqueles que trabalham na pesquisa), descreve tudo sobre a pesquisa mineral:
“Sem pesquisa mineral, não tem mineração”.
Imagem: brewbooks
Deixe um comentário