Mineração é o ato de extrair substâncias das rochas e do solo e esta atividade, extremamente importante para o desenvolvimento das sociedades, tem estado presente em todo o mundo há milênios.
No Brasil, os primeiros registros remontam ao século 16, logo após a colonização portuguesa, e entre os primeiros minérios extraídos no território brasileiro, pode-se destacar o ouro, o diamante, a prata e o ferro.
Sendo considerada como uma atividade econômica extremamente lucrativa, a mineração recebeu muitos investimentos, sobretudo de empresas estrangeiras, para viabilizar a ampla e completa exploração dos minérios, com destaque, no território nacional, para o minério de ferro.
O minério de ferro no Brasil é explorado, principalmente, em três áreas. São elas:
– Quadrilátero Central, conhecido também como Ferrífero, no Estado de Minas Gerais: Região localizada no centro-sul da Unidade Federativa, é responsável pela extração e produção em grande quantidade, do minério de ferro e do manganês. A região também é responsável por produzir bauxita e cassiterita em quantidades não tão expressivas;
– Maciço do Urucum, no Estado do Mato Grosso do Sul: Localizada as margens do rio Paraguai, no Pantanal, esta província mineral produz, modestamente, minério de ferro e manganês;
– Serra dos Carajás, no Estado do Pará: O projeto Carajás tornou-se destaque na década de 60 ao ser descoberto como o maior território mineral do planeta, com extrema abundância de minério de ferro e de outros minerais como níquel, cobre, estanho e ouro.
Projeto Carajás – O melhor ferro do mundo
Localizada na região central do Estado do Pará, a Serra dos Carajás é, indubitavelmente, a maior província mineral do mundo e possui uma importante quantidade e variedade, de minérios que são utilizados nas indústrias de base de todo o país.
A extração do minério de ferro da melhor qualidade auferida em todo o globo terrestre, iniciou-se em 1985, 18 anos depois da jazida ter sido descoberta pelo geólogo Breno dos Santos.
O primeiro ano de extração do minério de ferro no Brasil, fruto desta jazida, totalizou em 1986, cerca de 13 milhões de toneladas. Uma grande parcela do total mundial produzido naquele ano.
Desde então, o Brasil tem se mantido entre os três maiores países no quesito extração e produção do minério de ferro, alternando seu posicionamento com a China e a Austrália, que também são grandes produtoras apesar de seus minérios não apresentarem a mesma qualidade dos encontrados nas terras brasileiras.
Influência na economia do País
O minério de ferro no Brasil possui uma grande responsabilidade econômica: A de contribuir, com grande peso na balança comercial das exportações de minérios.
Em 2019, o Brasil exportou mais de 335 milhões de toneladas do minério de ferro. Entre os principais compradores destacam-se a China, com quase metade de toda extração, seguido do Japão, Coréia do Sul, Holanda, Itália e muitos outros.
A China, que também possui números expressivos no quesito extração e produção do minério de ferro, é uma das maiores compradoras do ferro brasileiro devido à falta de qualidade dos minérios que são retirados de seu próprio solo.
Empresas mineradoras brasileiras
A mineração tem um importante papel no desenvolvimento do Brasil. Responsável por balançar a economia nacional, as empresas que trabalham no setor empregam milhares de cidadãos.
As maiores empresas extratoras e produtoras do minério de ferro no Brasil em 2018 são:
- Vale – Responsável por cerca de 80% da produção nacional;
- CSN – Com pouco mais de 5%;
- Anglo American – Com aproximados 5%; e
- Nacional Minérios S. A. – Com pouco menos de 2% e;
- Gerdau Açominas S. A. – Com pouco mais de 1% do total da extração brasileira.
Consumo do minério de ferro
A indústria de base é a que mais precisa do minério de ferro para dar continuidade a seus procedimentos, visto que o ferro é considerado como um importante componente, uma matéria-prima, para muitas linhas de produção.
Apesar de não ser exclusividade de nenhum setor, sabe-se que a siderurgia é a principal requisitante deste minério, chegando a adquirir, de acordo com dados observados nos últimos anos, mais de 75% de toda a reserva que é extraída anualmente das jazidas.
Essa enorme quantidade utilizada pela siderurgia deve-se ao fato de que o minério de ferro é a principal matéria-prima na constituição do aço, encontrado nos automóveis, nas estruturas civis, nas máquinas e nos eletrodomésticos em geral.
Pode-se dizer que é praticamente impossível desassociar este importante minério do dia a dia das pessoas, visto que ele está presente em quase todas as coisas de que fazemos uso constante.
A sociedade, como um todo, precisa do minério de ferro para promover o desenvolvimento!
O mercado do minério de ferro no Brasil
O cenário internacional que comercializa o minério de ferro tem passado por altas e baixas nos últimos 05 anos. Em Julho de 2019, o minério de ferro atingiu o seu maior nível valendo cerca de U$$ 120,00 por tonelada seca, após isso caiu drasticamente e manteve preços entre U$$ 85,00 e U$$ 95,00.
A queda mais brusca observada foi no mês de junho de 2016 e após a mínima atingida o setor se reestruturou e chegou a ser considerado estável apesar das ondulações.
De modo geral, o valor dos metais tem sofrido grandes divergências nos últimos anos. Baseados na demanda chinesa, a mineração chegou, inclusive, a passar por suscetíveis períodos de prejuízo.
A expectativa de menor demanda, previsto para os próximos semestres, pode resultar em novas quedas no valor do minério de ferro. O commoditie está custando, atualmente, cerca de US$ 90.
Curiosidades do minério de ferro
- O minério de ferro é retirado da natureza cheio de impurezas e, por isso, precisa passar por procedimentos de limpeza e purificação para, só então, ser utilizado nas indústrias;
- É um dos mais importantes commodities produzidos nacionalmente e exportados pelo País;
- Há minério de ferro no núcleo da Terra;
- Pesquisadores avaliam que este elemento é o quarto mais abundante na crosta terrestre;
- A hematita é o principal minério de ferro encontrado nas jazidas;
- O aço é composto 98,5% de ferro;
- O ferro puro é obtido após a completa eliminação do oxigênio no minério;
- Possui número atômico 26;
- É um excelente condutor de eletricidade e calor;
Achou o conteúdo interessante? Comente em que essas informações lhe forem úteis!
Artigo atualizado em Abril/2020.
Deixe um comentário