As mineradoras Vale, Mineração Maracá, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Kinross e Mineração Usiminas estão entre as empresas com as maiores minas do Brasil.
A Revista Minérios & Minerales realizou uma pesquisa em 2012 que constatou que, dos dez maiores investimentos em exploração mineral, que somaram R$ 100 milhões, três estavam em Minas Gerais, três em Goiás, dois na Bahia, um no Amapá e um no Pará.
A mesma pesquisa também estimou um investimento total de R$ 400 milhões em preservação ambiental no ambiente da mineração. Dentre os dez maiores, cinco estavam em Minas Gerais, dois em Goiás, um no Amapá, um na Bahia e um em Santa Catarina.
A atualização desta mesma pesquisa, em 2019, revelou que seis das dez maiores minas do Brasil estavam em Minas Gerais, duas em Goiás e duas no Pará (confira a lista mais abaixo).
Os minerais estão presentes em praticamente todos os nossos bens duráveis, desde as pequenas máquinas do dia a dia até nas estruturas de casas e edifícios. O que talvez não seja tão evidente é que o Brasil possui uma grande variedade de formações geológicas, o que resulta em uma grande diversidade de minérios.
O país produz 72 substâncias minerais, entre minerais metálicos, não metálicos e energéticos. As maiores minas do Brasil são produtoras mundialmente reconhecidas e com capacidade muito além do que se imagina.
Maiores Minas do Brasil – Minas de Destaque
O Brasil encontra-se entre os três maiores produtores minerais do mundo, com uma produção beneficiada, em 2017, por exemplo, de 453 milhões de toneladas só de minério de ferro – aquele presente em estruturas prediais, na maior parte dos eletrodomésticos e eletrônicos, já que o ferro é a matéria-prima do aço.
Muito além de anéis, brincos e colares, o ouro está presente em várias aplicações críticas na indústria aeroespacial e eletrônica, e o país produz cerca de 79 toneladas por ano.
Em relação ao silício, matéria-prima na fabricação de componentes de computadores, lâmpadas especiais, celulares e painéis solares de geração elétrica, o Brasil detém bilhões de toneladas por explorar. A maior reserva de silício, com o mais alto índice de pureza do mundo, está em Cristalina, no interior de Goiás.
Ainda assim, o forte do país é outro minério. Presente como liga na produção de aços especiais, utilizado em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, tomógrafos de ressonância magnética, na indústria aeroespacial, bélica e nuclear, em lâmpadas de alta densidade, lentes óticas e produtos eletrônicos, considerado um dos metais mais resistentes à corrosão e a altíssimas temperaturas. Esse é o nióbio brasileiro, que representa uma parcela de 98% da produção mundial.
→ Clique aqui e descubra mais sobre o Níobio, o 3º mineral mais exportado do país.
Com toda essa produção de minérios, Minas Gerais não tem esse nome à toa. A revista Minérios & Minerales elegeu, em 2019, as 200 maiores minas do Brasil, dentre as primeiras 150, simplesmente 32 estão localizadas no estado. Por esta razão o estado está em primeiro lugar no ranking dos maiores produtores do país.
As 10 Maiores Minas do Brasil
Dentre as maiores minas do Brasil, temos as 10 primeiras baseada por produção anual em toneladas (2018).
- a Mina Serra Norte, em Parauapebas-PA, pertencente a Vale. Produziu 124.95.000 toneladas de ferro em 2018;
- a Mina Serra Sul, em Parauapebas-PA também pertencente à Vale, como produtora de ferro. 58.000.00 de toneladas em 2018;
- a Minas do Sapo em Conceição do Mato Dentro-MG da Anglo American. Produziu 40.400.00 toneladas de ferro em 2018.
- a Mina Barro Alto, em Barro Alto-GO, pertencente à Anglo American. Produziu 34.900.000 de toneladas níquel em 2018;
- a Mina Chapada, em Alto Horizonte-GO da Mineração Maracá Indústria e Comércio, como líder na produção de cobre. Produzindo 34.679.598 de toneladas em 2018;
- a Mina Casa de Pedra, da CSN, em Congonhas-MG. Produção de 33.030.048 de toneladas de ferro em 2018.
- a Minas Itabirito da Vale em Itabirito-MG. Produziu 29.110.000 toneladas de ferro em 2018.
- a Mina Paraopeba da Vale em Nova Lima-MG. Produzindo 26.754.000 toneladas de ferro em 2018;
- a Minas Centrais da Vale em São Gonçalo do Rio Abaixo-MG. Produziu 23.040.000 toneladas de ferro em 2018;
- a Mina Marina da Vale em Mariana-MG. Produziu 21.627.000 toneladas de ferro em 2018.
O que se conclui é que, o Brasil é e continuará sendo destaque e exemplo de crescimento e empenho na mineração, levando o país cada vez mais ao desenvolvimento.
Esqueci de alguma mina? Compartilhe conosco nos comentários…
Imagens: Agência Brasil Fotografias (Mineração Morro do Ouro)/ NadianeMomo (Mina de Candiota)
Artigo atualizada em Abril/2020.
Deixe um comentário