Cominuição de minérios: Etapas de britagem e moagem

Muitas são as aplicações dos minérios ou minerais em nosso cotidiano, e eles aparecem em praticamente todos os momentos de nosso dia a dia, nos lembrando de sua importância dentro da história humana. Todos sabem que esses minérios são minerados da subsuperfície através de minas a céu aberto ou subterrâneas, mas para que ele chegue até o usuário final ou consumidor, ele precisa passar por várias etapas de processamento. Pois é sobre isso que vamos falar nesse artigo, mais precisamente sobre as etapas da cominuicão de minérios, que é dividida em britagem e moagem. Portanto, se você ainda não entende muita coisa sobre o assunto, preste atenção!

Como funciona a Britagem na cominuição de minérios?

A Britagem é considerada o primeiro processo de fragmentação, e também o mais importante na cominuição de minérios, segundo os especialistas, pois é responsável por boa parte do que se entende por beneficiamento mineral. Há um grande número de variedades de britadores, sendo que os mais comuns são os seguintes: mandíbulas, giratório, cônicos, rolo simples, rotativo, rolo duplo, impacto e martelos, etc..

Cominuição de minérios: Britador de Mandíbulas...
Cominuição de minérios: Britador de Mandíbulas…

Após o minério ser extraído da mina, os blocos são encaminhados ao britador para que sejam reduzidos a uma granulometria conveniente para alimentação dos moinhos ou para sua utilização direta. Dentro do processo de cominuição de minérios, a britagem é responsável, entre outras coisas, pelo tamanho e pela forma dos fragmentos de minério, tendo os processos divididos em secundário, terciário e quaternário, sendo que este último é mais utilizado para produzir areia. As dimensões dos blocos vindos da mina (ROM) irá definir qual britador deverá ser utilizado no primeiro processo de britagem. Caso a granulometria desejada não seja atingida no primeiro processo (britador primário), o material resultante desta primeira britagem é encaminhado ao britador secundário, onde geralmente a granulometria desejada é alcançada. Após isso, o material é direcionado à moagem.

Como funciona a Moagem?

Considerada como a sequência natural do processo de britagem, a moagem é a chamada fragmentação fina, que representa o último estágio da redução granulométrica na cominuição de minérios. Aqui as partículas são reduzidas pela combinação de impacto, compressão, abrasão e atrito, a um tamanho adequado à liberação do mineral, geralmente, a ser concentrado nos processos subsequentes. Ela é realizada por meio da utilização de moinhos de cilíndricos (bolas, barras ou seixos) ou moinhos de martelo. Sendo os cilíndricos os mais utilizados. Moinhos cilíndricos de bolas utilizam bolas como meio moedor e são utilizados para moagens mais finas. Moinhos cilíndricos de barras são utilizados para moagem mais grossa e utilizam barras como meio moedor. Também suportam uma alimentação grossa de até 50 mm, alguns também os consideram como máquinas de britagem fina. Por ser responsável pela fragmentação mais fina do minério, a moagem também é o processo mais oneroso dentro da cominuição, gerando custos altos, de acordo com o tamanho das partículas de minério resultantes do processo.

Imagem: Skiffm Anatoly

16 respostas para “Cominuição de minérios: Etapas de britagem e moagem”

  1. […] de minerais pesados, já com os minerais ou metais de interesse liberados após as etapas de cominuição, visando separá-los do material não valioso (ganga), utiliza-se o processo de concentração […]

  2. […] moagem autógena completa, ou FAG, o minério, que vem da mina sem nenhuma ou com pouca britagem, é alimentado todo no moinho autógeno. No classificador que trabalha acoplado ao moinho, o […]

  3. Avatar de luciano
    luciano

    eu nao entendi aonde esta essa parte ?
    lixiviação neutra
    lixiviação ácida
    lingotamento

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Luciano, estas partes citadas fazem parte da próxima etapa do beneficiamento e o método utilizado na separação irá depender do minério explorado.

  4. Avatar de Henrique
    Henrique

    Muito bom o seu texto, parabéns!

    Existe diferença entre um britador de martelo e um moinho de martelo?

    A diferença entre moagem e britagem é a granulometria da pedra que sai?

  5. Avatar de José Miguel D E Frauche.
    José Miguel D E Frauche.

    Muito didático.
    Poderia, utilizando o mesmo modelo da ilustração da britagem por mandíbula, mostrar os outros processos de britagem.
    Grato.

  6. Avatar de ailton
    ailton

    qual a importância da cominuição e classificação na mineração atual?
    não entendi muito bem sobre esse assunto.

    1. Avatar de Marcos Lopes
      Marcos Lopes

      Extremamente importante.

    2. Avatar de Tati
      Tati

      Adequar o minério a granulometria exigida pelo mercado, separar a ganga do minério. Essas são as mais importantes.

    3. Avatar de Brunno
      Brunno

      Esse é um dos processos mais importantes para a obtenção de um material mais coeso. No caso da pelotização, a cominuição serve para que o material possa chegar na granulometria especifica na moagem e no pelotamento, principalmente. A granulometria adequada ajuda no processo de pelotagem e na retorno menos do pelotamento, claro juntamente com diversos fatores.
      No caso da siderurgia, a granulometria influencia na processo de queima do minério.

  7. Avatar de Ludelmar Araujo
    Ludelmar Araujo

    Boa materia, parabéns !!

    1. Avatar de Marcos Lopes

      Obrigado Ludelmar.

  8. Avatar de Lascado
    Lascado

    Alunos de Belarmino agradecem.
    UFPB-Eng. Civil

  9. Avatar de ALESSON

    BOA NOITE,

    ALGUMA INDICAÇÃO DE PROJETISTA DE MOAGEM DE MINÉRIO DE FERRO?

  10. Avatar de Ronilson

    Muita boa essa matéria está de parabéns me ajudou bastante para um trabalho avaliativo de Auxiliar técnico em mineração.
    Agradecido.

  11. […] data de 1752, nas Minas do Rio Tinto na Espanha. As pilhas para produção de cobre através da cominuição do minério eram dispostas sobre o solo plano, impermeabilizado e levemente inclinado. As camadas de minério […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *