Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, se destacar no mercado de trabalho em meio a essa à multidão de profissionais é um pouco difícil. Para nós, Técnico em Mineração, não é diferente.

Primeiro Parágrafo

Como sabemos, não é todos que se destacam nesse imenso e disputado mercado de trabalho que é a mineração. Alguns têm o que podemos chamar de sorte, outros batalham incansavelmente atrás de novas oportunidades.

Como um Técnico em Mineração pode se destacar no mercado de trabalho e garantir uma posição considerada confortável?

O profissional Técnico em Mineração, em qualquer área de atuação, tem buscado se especializar em algum segmento para se destacar em meio aos demais profissionais. Graças a Gaia, a diversidade que existe na mineração possibilita a existência de centenas de cursos direcionados aos vários profissionais desta área.

Quando nos referimos aos cursos, não estamos falando dos tradicionais técnicos ou superiores, e sim de especializações e de cursos que são específicos para a mineração.

Quais cursos um técnico em mineração deve fazer para se destacar no mercado de trabalho?

A escolha do curso que irá aumentar os seus conhecimentos e consequentemente melhorar o seu currículo e fazer você se destacar no mercado de trabalho, irá depender de muitos fatores.

Disponibilidade e diversidade de cursos próximos a região onde se trabalha ou vive favorecem a escolha. Geralmente, onde há a presença muitas mineradoras há uma vasta opção de cursos direcionados a mineração, especialmente se você já for um técnico em mineração. Se por algum acaso deste mundo cruel, houver um carência de tais cursos próximos você, a escolha ficará um pouco mais complicada, pois entrará questões como condição financeira, tempo, distância, etc.

Técnico em Mineração ou não... Destaque-se!
Técnico em Mineração ou não… Destaque-se!

Existem fatores que favorecem e desfavorecem, mas se você realmente quer se destacar, caso esteja do lado dos desfavorecidos, o negócio é se sacrificar para obter dias melhores.

Chega de balela e vamos ao que interessa…

Creio que devemos destacar aqui alguns cursos que podem ser um grande diferencial neste mercado.

Softwares para Mineração

Sem dúvida alguma, há uma carência de profissionais com conhecimento em alguns softwares de extrema importância em qualquer currículo. Não estou falando do Pacote Office, estou falando de ArcGis, MapInfo, Acquire, AutoCad, DataMine, AcQuire, Topograph e outros.

Se você não tem nenhum destes softwares em seu currículo, corra e faça um ou até mesmo todos agora mesmo. Os profissionais, técnico em mineração ou não, mais bem pagos do mercado dominam, pelo menos, três destes softwares.

Cursos para pesquisa mineral

Se você é um técnico em mineração com uma “queda” pela pesquisa mineral, aconselhamos alguns cursos que são focados nesta etapa da mineração.

Você com certeza teve alguma matéria relacionada a eles quando fazia o seu curso técnico em mineração, mas aqui é diferente. Geralmente este tipo de curso é totalmente focado a determinada etapa desta etapa.

Você poderá escolher entre cursos de sondagem, prospecção geoquímica, amostragem de solos e alguns outros mais.

Cursos para Lavra Mineral e Beneficiamento

Aqui as opções são mais vastas. A lavra mineral envolve muitos processos e uma especialização em alguns deles pode lhe render bons cargos dentro deste circuito.

Que tal uma especialização em desmonte de rochas, controle do maciço, logística em mineração, operador de Off Road?

O beneficiamento não fica para trás, uma especialização em algum processo de separação é uma ótima dica.

Língua estrangeira

Com o mundo cada vez mais globalizado, a necessidade de falar em outra língua é um requisito indispensável. O inglês vem se tornando o idioma principal da globalização e se expandindo rapidamente pelos cinco continentes.  Então, porque você iria ficar para trás?

A maior parte dos investidores na mineração brasileira é estrangeira. Cada vez mais profissionais deixam o país com propostas de trabalho no exterior. Algumas empresas brasileiras tem tornado o inglês uma exigência em suas contratações.

Um curso que gosto de recomendar é este aqui, além do preço super em conta, com dedicação e estudo você elevará seu nível de inglês em apenas 3 meses. Dê uma olhada e veja se vale a pena. Só clicar aqui ou no banner abaixo.

Nem precisamos falar mais nada. Run!

Concluindo…

Não fique só com o certificado de conclusão do curso Técnico em Mineração, procure se especializar. Qualquer curso é válido e indispensável.

Destaque-se!

Imagem: Tony Roberts

Banner Newsletter