O maior desafio da mineração subterrânea é a promoção da segurança e efetividade dos trabalhos. Para garantir o bem estar dos mineradores e aproveitar a mina ao máximo, a empresa de mineração precisa levar em consideração alguns aspectos de segurança. Abaixo vamos discorrer sobre alguns deles e sua efetividade na mineração. São as operações auxiliares na mineração subterrânea.  Na mineração subterrânea, essas operações consistem em manter as condições de saúde e segurança adequadas.

Primeiro Parágrafo

Operações Auxiliares na Mineração Subterrânea

 

Ventilação do ar

O excesso de poeira nas minas subterrâneas pode representar perda na produtividade para a empresa, riscos ambientais para mina, complicações da saúde dos mineiros e alguns defeitos nos equipamentos. Esta ventilação pode ser feita de forma natural ou artificial, desde que seu principal objetivo seja promover ar puro suficiente para manter boas condições de trabalho.

Escoramento de teto

Na extração do produto durante a mineração, pode ocorrer o fenômeno subsidência, que é a deformação do teto. Por isso, é necessário escorar o teto através de parafusos para promover sustentação e segurança a todos. Da mesma maneira, o uso de explosivos para a retirada do minério pode causar a queda do teto, devido ao peso e a movimentação das rochas durante a explosão.

Energia elétrica e sinalização de emergência

Com o constante crescimento do uso de tecnologia para a mineração, ter um fornecimento de energia elétrica funcional e seguro é obrigação para desempenhar uma atividade de sucesso. No entanto, para a realização deste empreendimento de forma segura é necessário seguir as normas do DNPM para este fim, as quais preveem o uso de cabos e equipamentos elétricos certificados, além da instalação correta destes equipamentos e fixação em locais seguros. Outro ponto fundamental é a iluminação de emergência que pode salvar muitas vidas em caso de acidentes.

Bombeamento e drenagem de água

A relação da água com a mineração é bastante conturbada, se por um lado pouca água pode comprometer a realização das atividades de mineração, por outro em grande acúmulo no interior da mina pode diminuir ou até cessar a produtividade da mina.

O bombeamento e drenagem por sua vez, são duas técnicas muito utilizadas para manter o nível de água dentro da mina, que permita a continuação da lavra de forma sustentável.

Manutenção da mina

O maior desafio dos mineradores e empresas de mineração é proporcionar a manutenção adequada da mina durante as atividades de lavra. Em quanto os trabalhos não podem ser paralisados, a segurança também não pode ser deixada de lado, pois pode comprometer o empreendimento como um todo.

Desta forma, a melhor maneira de se garantir a segurança mantendo as atividades de lavra, é a manutenção preventiva, que deve ser realizada no inicio do turno, em quanto os operadores de máquina realizam o check list de seus equipamentos.

Controle de ruídos

Os ruídos podem causar problemas de audição nos mineradores e ainda trazer problemas com a fiscalização, já que pode ser inconveniente para a localidade onde está inserida a terra de lavra. Exatamente por esse motivo é fundamental que o responsável pela mineração realize o monitoramento e controle dos ruídos proveniente dos equipamentos e trabalhos.

Comunicação

Como em qualquer empresa e grande empreendimento a comunicação é indispensável para alinhar os objetivos dos colaboradores e da empresa, prevenir acidentes e proporcionar um local de trabalho adequado para todos. Baseado nisso é necessário que os mineradores invistam em tecnologia de qualidade para tornar esta comunicação possível e efetiva.

Suprimentos

A distância nas minas é um grande desafio para o abastecimento de suprimentos, isso pode levar as altas nos preços e alguns atrasos na entrega de suprimentos. Uma estratégia eficaz é indispensável para minimizar os riscos e garantir a continuidade das atividades.

 

Concluindo…

Após seguir estas operações auxiliares na mineração subterrânea, promoverá um ambiente mais seguro para os trabalhos e potencializar os lucros. Aproveite para partilhar sua opinião e complementar este conteúdo com sua experiência no campo abaixo.

Banner Newsletter