A palavra mineral inclui um grande conjunto de substâncias sólidas, sendo difícil de definir a palavra com exatidão. Oficialmente, um mineral é qualquer substância no estado sólido, geralmente inorgânica, de origem natural, com fórmula química definida e cujos átomos estejam ordenados formando uma estrutura cristalina. Os minerais associam-se naturalmente formando rochas. Levam milhões de anos para serem formados, e à medida que são extraídos do solo, suas reservas vão diminuindo e poderá um dia acabar definitivamente.

Primeiro Parágrafo

Classificação dos Minerais

Os Minerais são classificados em dois grupos: minerais metálicos e minerais não metálicos, incluindo ainda os recursos energéticos fósseis.

• Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre.

• Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros.

• Recursos energéticos fósseis: minérios que contém em sua composição elementos de origem orgânica. Exemplos: petróleo, gás natural e carvão.

Minerais no dia-a-dia

As cidades são compostas por construções edificadas, para concebê-las é necessário extrair uma série de minerais da natureza, além dos subprodutos, como tijolos (argila), cimento (calcário), material hidráulico (petróleo), areia e muitos outros. No setor industrial, desde as máquinas usadas na produção até o produto construído são extraídos dos recursos minerais que não são iguais quanto à composição física e química

Conclusão

Os minerais sempre fizeram parte da história humana, e por onde se anda pode se observar quão grande importância eles têm para a sustentação da vida, com contribuições significantes para a evolução da Ciência. Mas é importante salientar, que eles (os minerais) são recursos não renováveis e que por isso podem se findar, pois não se sabe ao certo quanto se tem ainda deste bem tão valioso e que se não forem explorados de forma sustentável, a vida no planeta será afetada seriamente, podendo chegar até a extinção definitiva.

Banner Newsletter