Antes de você conhecer os equipamentos utilizados na lavra subterrânea, é importante defini-la como também saber os métodos. Lavra trata-se do conjunto de operações coordenadas que visam ao aproveitamento industrial das jazidas, da extração ao beneficiamento.

Primeiro Parágrafo

De acordo com levantamento do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os países que atuam de forma decisiva no mercado de bens minerais são Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul, Chile, Rússia, China e Índia, além do Brasil. As grandes minas estão concentradas na África do Sul, Canadá e Estados Unidos, utilizando os mais modernos equipamentos na lavra subterrânea.

Os equipamentos utilizados na lavra subterrânea são de grande porte, o que favorece à diminuição do número de caminhões, de mão de obra, elevando a produtividade e controlando os custos, já que a lavra subterrânea tem um alto investimento.

Escolha do método de lavra e dos equipamentos utilizados na lavra subterrânea

A escolha do método e dos equipamentos utilizados na lavra subterrânea envolve pontos importantes como custo, segurança, sustentabilidade, o impacto socioambiental da lavra subterrânea; higiene, estabilidade da mina, produtividade máxima, custos com mão de obra, avaliação da qualidade do minério e recuperação do mesmo, e informações geotécnicas e hidrogeológicas. Na lavra subterrânea, o corpo mineralizado tem que ser bem delimitado por sondagens e galerias e, por isso, os serviços de topografia devem ser precisos.

Os equipamentos utilizados na lavra subterrânea, tem como principal objetivo garantir que a mina disponha de recursos a fim de fornecer minério de melhor qualidade a um custo baixo por tonelada. A escolha dos equipamentos utilizados na lavra subterrânea depende de vários processos:

  • O tipo de equipamento exigido;
  • O tipo específico de equipamento;
  • O desempenho do equipamento;
  • A manutenção do equipamento;
  • Tamanho e número do equipamento
  • Escolha de fabricantes e fornecedores dos equipamentos.

Os equipamentos devem ser bem especificados por que:

– o equipamento cotado corresponderá àquele necessário e desempenhará a função desejada;

– as proposições e especificações fornecidas por fabricantes e fornecedores vão permitir importantes comparações de custos;

– a seleção da tomada de preços terá como referência os seguintes fatores; investimentos, valor atual, considerações de manutenção e reparo, adaptabilidade técnica, aprovação dos fabricantes e fornecedores;

Há quatro tipos de equipamentos utilizados na lavra subterrânea e também na de céu aberto: equipamentos de perfuração e/ou desmonte; equipamentos de carregamento; escavadeiras; equipamentos de transporte.

– Os equipamentos de perfuração são os que executam furos para quaisquer tipos de bitolas e serviços, sejam furos de detonação, drenagem, para cabos de energia;

– Nas rochas, os métodos usados de perfuração são: perfuração mecânica, por vibração, por jato de água, com ultrassom, por jato abrasivo, por reagentes químicos, por fraturação elétrica, perfuração térmica e de plasma-jet.

Equipamentos de perfuração

Equipamentos utilizados na lavra subterrânea - Perfuratriz
Equipamentos utilizados na lavra subterrânea – Perfuratriz

– perfuratrizes de percussão;

– perfuratrizes rotativas;

– perfuratrizes rotativas-percussivas;

– perfuratrizes de profundidade.

Equipamentos de carregamento:

Equipamentos utilizados na lavra subterrânea - Perfuratriz - LHD
Equipamentos utilizados na lavra subterrânea – Perfuratriz – LHD

– pás carregadeiras;

– LHDs,

– motoscrapers, que carrega e transporta automaticamente o material extraído;

Equipamentos de desmonte mecânico:

– Roadheaders;

– Shearer;

– Raise Borer;

– Mineradores Contínuos;

Equipamentos de transporte:

Equipamentos utilizados na lavra subterrânea - Perfuratriz - Correia transportadora
Equipamentos utilizados na lavra subterrânea – Perfuratriz – Correia transportadora

– vagões sobre trilhos ou pneus;

– Shuttle-Car;

– skipes;

– vagonetas;

– correias transportadoras;

– caminhões subterrâneos;

Considerações finais

Atualmente, o Brasil investe em lavras subterrâneas, mas não ultrapassa os 1.200 metros de profundidade, referente à Mina Subterrânea de Cuiabá, localizada em Minas Gerais. Ao passo que a maior mina subterrânea do mundo, com mais de 4 mil metros de profundidade, é a mina de ouro da África do Sul.

Imagens: Carlos TrejoLewis Hine

Banner Newsletter