Tanto na mineração quando em obras civis, em muitos casos,  a prática do desmonte de rochas com explosivos é imprescindível para a fragmentação correta do maciço rochoso. Além disso, em empreendimentos que fazem uso desta prática dentro ou próximos a zonas urbanas, é necessário realizar o correto plano de fogo, levando em consideração vários parâmetros técnicos e naturais, para que não haja sobrecarga e, com isso, os impactos ambientais (negativos) sejam maximizados, como a sobrepressão atmosférica, ultralançamento de fragmentos rochosos, vibrações excessivas do terreno, entre outros, gerando problemas para a empresa e insegurança e revolta na população circunvizinha.

Primeiro Parágrafo

A 4ª edição do Curso sobre os Avanços Tecnológicos no Desmonte de Rochas com Explosivos, 4º EXPLOMIN, busca fornecer ou atualizar conhecimentos para se realizar um correto plano de fogo, levando sem consideração a legislação vigente, correlacionando às questões ambientais inerentes ao processo de desmonte de rochas com explosivos.

O Curso ocorrerá no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES – Campus Cachoeiro de Itapemirim.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso destina-se essencialmente a fornecer e/ou atualizar os conhecimentos necessários de alto nível ao correto dimensionamento e utilização de explosivos em escavações de minas a céu -aberto, subterrânea e obras civis, em conformidade com os novos requisitos legais vigentes, tendo em vista a especialização de profissionais ligados ao setor mineiro e às obras de infraestrutura.

PÚBLICO -ALVO

Profissionais que se encontrem ligados com a aplicação de produtos explosivos civis e todos os que ocupam, ou pretendem ocupar, cargos de responsabilidade técnica em minas, pedreiras e ou obras de escavação, nomeadamente das áreas de Engenharia de Minas e Civil, assim como Técnicos em Mineração.

INVESTIMENTO E VAGAS

As vagas são limitadas em 100 inscrições. O valor da inscrição será de R$ 1.000,00 para profissionais e R$ 400,00 para estudantes,  destinado para o autofinanciamento do Curso. O material didático está incluso. Serão outorgados diplomas de APROVEITAMENTO (a ser emitido pela UFMG).

PROFESSORES QUE DARÃO O CURSO

Prof. Dr. Carlos López Jimeno Escola Técnica Superior de Engenheiros de Minas, Universidad Politécnica de Madrid – ESPANHA

Prof. Dr. Vidal Félix Navarro Torres Lavra e Geomecânica de Minas Instituto Tecnológico Vale ITV -MI – BRASIL

Prof. Dr. Pedro Alexandre Bernardo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa — Diretor Técnico e Comercial Orica Mining Services — PORTUGAL

Prof. Dr. Valdir Costa e Silva Departamento de Engenharia de Minas – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto – BRASIL

LOCAL E DATA

O Curso acontecerá no Auditório do IFES – Campus Cachoeiro de Itapemirim, no período de 10 a 13 de novembro de 2015.

INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO

Inscrições e Informações: Fundação Christiano Ottoni

Programação: Programação 4° EXPLOMIN

Banner Newsletter